Início > Abertas inscricoes para curso de atendimento educacional especializado em tempos de pandemia
Data de publicação 26/11/2020 - 13:56 Atualizado em: 26/11/2020 - 13:56

Abertas inscrições para curso de Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia: Tertúlias Inclusivas da Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para o Curso de Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia: Tertúlias Inclusivas, que será realizado de forma remota entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, totalizando 90h. As inscrições se encerram no domingo, 29 de novembro, e devem ser feitas por meio de formulário online.

Conforme a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), essa é uma importante conquista para a comunidade regional e nacional. A realização se dá a partir de uma articulação do Grupo de Pesquisa Inclusive com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do Ministério da Educação (MEC) bem como com o apoio técnico do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA). O curso, que faz parte do Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas do Pampa, foi aprovado pela SEMESP/MEC a partir do movimento do Grupo de pesquisa e estudos em inclusão e diversidade na Educação Básica e Ensino Superior - Inclusive,  com apoio da Proext.

O Curso está organizado em quatro módulos, nos quais se trabalhará conceitos e práticas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado para alunos do público da educação especial, singularidades e desafios para o ensino remoto, trabalho colaborativo para inclusão - sala de aula comum e SAEE, processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no SAEE, Tecnologia Assistiva e recursos e materiais para acessibilidade e inclusão.

As inscrições estão abertas e há a oferta de 500 vagas na modalidade à distância para professores de todo o Brasil. A escolha por contemplar profissionais de todo o país levou em consideração a diversidade encontrada no atendimento educacional especializado oferecido pelas redes de ensino, fomentando  a possibilidade de compartilhamento de experiências neste atendimento de estudantes com algum tipo de deficiência, Altas Habilidades ou Superdotação.

A articulação do grupo de pesquisa inclusive aconteceu no mês de outubro do corrente ano por meio do envolvimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) da professora Rita Cossio e da professora Claudete da Silva Martins, ambas pesquisadoras na área da Inclusão e diversidade. Em seguida, por meio do apoio institucional do Reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, foi aberto edital para contratação de profissionais temporários para atuarem no curso, edital nº306/2020/PROEXT.

Conforme a Proext, a realização deste curso projeta a Universidade Federal do Pampa diante das políticas de educação inclusiva e das políticas de formação de professores, mostrando que o caminho da inclusão vem sendo solidificado pela Instituição, a qual demonstra um compromisso com o público alvo da educação especial.

• Confira:
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia: Tertúlias Inclusivas
  • Inscrições até domingo, 29 de novembro, pelo formulário online.

Com informações de Josi Brasil