Início > Normas Acadêmicas

Normas Acadêmicas

COMPROVANTE DE MATRÍCULA

Instruções: O acadêmico deve imprimir o comprovante de matrícula diretamente do portal do aluno e dirigir-se à secretaria acadêmica para coletar a assinatura do responsável e o carimbo da instituição.

 

FORMULÁRIO PARA ATESTADOS DE FREQUÊNCIA

Instruções:

1) Para solicitar atestado de freqüência o acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica;

2) Coletar as assinaturas dos professores nas disciplinas que está matriculado;

3) Entregar o formulário devidamente assinado pelos professores na secretaria acadêmica;

4) Retirar o atestado na secretaria acadêmica no prazo mínimo de 48hs.

 

FORMULÁRIO PARA QUEBRA DE PRE-REQUISITO

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. O acadêmico deve entregar ao coordenador de curso, que irá avaliar a solicitação da quebra antes do ajuste de matrículas presenciais.

 

FORMULÁRIO PARA JUSTIFICATIVA DE FALTAS

Instruções: Utilizado para justificar os dias de faltas. O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. Junto a este formulário deve ser anexado o atestado médico (com CID, data de início e data do término do impedimento). A justificativa deve ser entregue na secretaria acadêmica dentro de 72hs, a contar da data de emissão do atestado. Aos soldados recrutas é concedida a possibilidade de justificativa de faltas mediante documento do Exército que comprove o impedimento da presença nas aulas, anexado ao formulário de justificativa de faltas.

 

FORMULÁRIO PARA CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. Cancelando a matrícula o acadêmico perderá o vínculo com universidade e não terá o direito de realizar a matrícula para os próximos semestres. O cancelamento será realizado somente se o aluno não possuir débitos com a biblioteca.

 

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Instruções: O Regime Domiciliar é concedido mediante a apresentação de atestado médico à secretaria acadêmica. Este atestado deve comprovar a necessidade de afastamento prolongado. A lei atribui ao aluno, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da universidade, sempre compatíveis com seu estado de saúde e as possibilidades do estabelecimento. O Regime Domiciliar atende aos casos de incapacidade física relativa, incompatível com a freqüência aos trabalhos escolares. Também é concedido à estudante em estado de gestação. A licença maternidade pode ser requerida à secretaria acadêmica, a partir do 8° mês de gestação, ou após o nascimento do bebê. Componentes curriculares com carga horária prática, não podem ser cursadas em regime de exercícios domiciliares. O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica.

Importante: É RESPONSABILIDADE DO ACADÊMICO, BUSCAR INFORMAÇÕES COM OS PROFESSORES SOBRE OS CONTEÚDOS, BEM COMO SOBRE OS EXERCÍCIOS DOMICILIARES E AVALIAÇÕES.

 

FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO GERAL (histórico, conteúdo programático, documentos para transferência, entre outros)

Instruções: Para solicitar documentos como histórico escolar, grade curricular, conteúdos programáticos, documentos para transferência, entre outros, o acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica; O documento solicitado será disponibilizado 48 horas após a entrega do formulário de requerimento à secretaria acadêmica.  Excetua-se deste prazo os documentos para transferência e os conteúdos programáticos, nestes casos o prazo será de 15 dias.

 

FORMULÁRIO PARA PEDIDO DE REVISÃO DE NOTA PARCIAL/FINAL

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. Devidamente preenchido, o formulário deve entregue pelo acadêmico ao coordenador do curso dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis após a informação do resultado da avaliação.

 

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE LICENÇA PARA ESTUDO

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. Devidamente preenchido, o requerimento deve ser entregue na secretaria acadêmica juntamente com cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição num prazo anterior de, pelo menos, 15 (quinze) dias à data do evento. O coordenador do curso avaliará a relevância da participação do acadêmico no ferido evento.

Atenção: para validação da licença para estudos é imperativo a apresentação na secretaria acadêmica de cópia do comprovante de participação no evento em até 48h da data de encerramento do evento.

 

DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

Instruções: Conforme a Resolução nº 29 de 28/04/2011, estágio curricular obrigatório é um componente da matriz curricular previsto no PPC ou em regulamentação específica aprovada pela comissão de curso, em consonância com as normas da UNIPAMPA, com a Lei nº 11.788/2008 e com as Diretrizes Curriculares nacionais. O acadêmico opta por imprimir os formulários diretamente no portal da Unipampa, através do link http://porteiras.s.unipampa.edu.br/estagios/, ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. É de responsabilidade do acadêmico, manter atualizada a documentação dos seus estágios junto à secretaria acadêmica.

 

FORMULÁRIO PARA REQUISIÇÃO DE DISPENSA DE COMPONENTES CURRICULARES

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. É necessário anexar ao formulário preenchido os seguintes documentos: 1) cópia da ementa do componente curricular cursado, carimbada e assinada pela instituição de origem; 2) histórico escolar contendo os componentes curriculares cursados, nome do estudante, nome do programa, nome e carga horária do componente curricular, período em que cursou o componente curricular e nota final do rendimento no componente curricular. Entregar diretamente ao coordenador do seu curso ou na secretaria acadêmica.

 

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO TOTAL OU DE COMPONENTES CURRICULARES

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. Preencher o formulário de acordo com a sua opção de trancamento. Entregar diretamente ao coordenador do seu curso ou na secretaria acadêmica.

 

FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE ALUNO

Instruções: O acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica. Este formulário é usado especificamente no ingresso do acadêmico da Universidade.

 

FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

Instruções:

1) Para requer matrícula o acadêmico opta por imprimir o formulário diretamente no portal da Unipampa Campus Jaguarão ou retirá-lo no balcão da secretaria acadêmica;

2) Preenche o formulário de acordo com as instruções do coordenador do seu curso, em data previamente divulgada pela Universidade.

 

FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

Instruções: O acadêmico apto a colar grau, preenche o requerimento no link abaixo, imprime e entrega na secretaria acadêmica em data divulgada pela Universidade, juntamente com a seguinte documentação (originais e cópias simples): carteira de identidade; certidão de nascimento ou averbação; CPF; título de eleitor; comprovante de quitação eleitoral; cópia do certificado militar atualizado (para estudantes do gênero masculino, sendo os maiores de 45 anos dispensados); e, histórico com Certificado de Conclusão do Ensino Médio.