Início > Oficina mapeamento dos pontos da memoria negra no geoparque cacapava centralidade no clube
Oficina "Mapeamento dos Pontos da Memória Negra no Geoparque Caçapava: Centralidade no Clube Recreativo Harmonia".
Data de publicação 17/08/2022 - 14:26 Atualizado em 17/08/2022 - 14:26
Por Simone Prior Prietsch

Na sexta-feira (19/08/22) às 14h, no laboratório 1 -  Académicos 1. Acontecerá a Oficina "Mapeamento dos Pontos da Memória Negra no Geoparque Caçapava: Centralidade no Clube Recreativo Harmonia".

A atividade integra o Projeto de Extensão intitulado “Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão”, que tem como um dos  objetivos  evidenciar os/as guardiões/guardiãs negros/as da memória, a altivez, a emancipação, a agência, bem como o protagonismo das pessoas negras que pesquisam, que vivenciam, que constroem e  produzem histórias a partir de seus próprios discursos.

A Oficina contará  com a presença da  Ministrante Prof° Catia Cilene Morais Dutra :

Mulher negra, mãe da Kalyna, avó da Maria, pedagoga, aluna da Geografia na UNIPAMPA e mestranda em Patrimônio Cultural –UFSM. Trago em mim a matriz africana das benzedeiras, neta da parteira Maria da Glória, assim sou resistência num Clube Social Negro de Caçapava do Sul. Professora, hoje estou Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, integro o Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Colegiado de Culturas Populares do RS, atuando na defesa da Cultura Afro.

Enviado por Adriane Cruz

unipampa

campus jaguarao

unipampa