Início > Pesquisa do campus jaguarao resulta no livro o martirio da santa feia
Data de publicação 06/12/2019 - 15:35 Atualizado em: 06/12/2019 - 15:35

Pesquisa do Campus Jaguarão resulta no livro “O martírio da santa feia”

Lançado em dezembro o livro “O martírio da santa feia: uma leitura sobre a rejeição ao monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha-RS”, resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido ao longo de quatro anos no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Trata-se de uma abordagem antropológica, em pesquisa realizada pelo professor Clóvis Da Rolt, acerca da rejeição sofrida por um monumento religioso na cidade de Farroupilha.

Segundo o professor, após sua instalação, em 2008, o monumento gerou controvérsias acerca da aparência da imagem de Nossa Senhora, que foi considerada feia por seus próprios fiéis. O episódio gerou uma controvérsia que se desdobrou por cerca de dez anos, até a instalação de um novo monumento em substituição ao que fora rejeitado.

A partir da perspectiva dos estudos do imaginário, o livro tenta entender a dinâmica devocional em torno da figura de Nossa Senhora de Caravaggio na serra gaúcha e suas ligações com o imaginário da imigração italiana na região, bem como as motivações que suscitaram a rejeição.  

José Rogério Lopes (Unisinos), em contracapa de apresentação da obra, destaca que "o livro que o leitor tem em mãos apresenta uma séria e consistente pesquisa realizada em torno de uma controvérsia acerca de representações e materialidades religiosas no espaço público, estabelecida em uma escala local. [...] Clóvis Da Rolt elabora uma análise global da controvérsia, desde a rica revisão histórica que realiza acerca do uso e do papel das imagens na religião, até a definição de uma geografia do sagrado, ou religiosa, impressa na publicização de monumentos religiosos como efeito de representação, cultural ou política". O lançamento é da Editora CRV.

Serviço:

Livro “O martírio da santa feia: uma leitura sobre a rejeição ao monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha-RS”

Editora: CRV

Autor: Clóvis Da rolt, professor do Campus Jaguarão

  • capa livro O martírio da santa feia: uma leitura sobre a rejeição ao monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha-RS

    O martírio da santa feia: uma leitura sobre a rejeição ao monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha-RS