Início > Retorno aulas 2021 informacoes aos academicos
Data de publicação 22/01/2021 - 16:05 Atualizado em: 22/01/2021 - 16:05

Retorno às aulas 2021: informações aos acadêmicos

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) retorna às atividades no dia 1º de fevereiro na modalidade Ensino Remoto Emergencial. Para isso, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) informa os acadêmicos sobre os principais pontos que devem ser levados em consideração pelos estudantes no início do semestre. A Prograd ressalta que alguns documentos são de leitura indispensável, como:

Norma Operacional Unipampa N° 4/2020 – Diretrizes Operacionais para Oferta das AEREs está em vigor enquanto durar o período de exceção da pandemia.  O documento dá orientações para a organização e oferta das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) dos componentes curriculares dos cursos de graduação presenciais e à distância da Unipampa, exceto os ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Calendário Acadêmico da Graduação 2021 para os cursos à distância EaD/UAB

Calendário Acadêmico da Graduação 2020 - AEREs

Retificação do Calendário Acadêmico - 2020 - AEREs

Outro ponto importante é que a Unipampa utiliza várias mídias para levar informações à comunidade acadêmica. Porém, é no site www.unipampa.edu.br  o local onde se encontram institucionalmente as normativas, orientações, notícias, informações sobre os campi, Reitoria, Pró-reitorias, oportunidades, etc. Mas lembre-se que o canal oficial de comunicação dos discentes com a Universidade é por meio do e-mail institucional, o mesmo utilizado para acesso às demais plataformas utilizadas na instituição.

A Prograd lembra que informações sobre o curso e sua coordenação estão disponíveis na própria página da graduação ou pós-graduação. O ensino de graduação, editais de bolsas, e demais assuntos referentes ao tema podem ser consultados no site da Prograd. Informações sobre os cursos de pós-graduação, bem como bolsas e editais são conteúdo da página da Proppi.  Para subsídios sobre assistência estudantil, apoio pedagógico e psicossocial; informações sobre bolsas e editais acesse a página da Praec

Dúvidas sobre assistência estudantil,  apoio pedagógico e psicossocial no âmbito do Campus, os discentes devem procurar o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude). A atuação da equipe multiprofissional visa contribuir com a adaptação e a integração no contexto universitário. Abaixo o link do Nude de cada campus:

Nude Alegrete

Nude Bagé

Nude Caçapava do Sul

Nude Dom Pedrito

Nude Itaqui

Nude Jaguarão

Nude Santana do Livramento

Nude São Borja

Nude São Gabriel

Nude Uruguaiana

Na página do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da administração superior da Instituição, estão publicadas todas as Resoluções (normativas internas) que regem o funcionamento da Universidade, por exemplo, a Resolução nº 05/2010 do Regimento Geral da Universidade e a Resolução nº 29/2011 das Normas Básicas de Graduação, entre outras.

Quando houver a possibilidade de retorno às atividades presenciais, a comunidade acadêmica será comunicada com bastante antecedência, observando todos os protocolos de segurança. De acordo com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, isso só deve acontecer quando for garantida a plena segurança dos estudantes, professores, técnicos e terceirizados que fazem parte da Universidade. Como preparação prévia para este retorno, por exigência do Governo do Estado do RS e sob orientação do Comitê Institucional de Monitoramento, cada campus da Unipampa criou o seu COE-E Local (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação), responsável pela elaboração de um Plano de Contingência a ser apreciado pelo Governo Estadual, cuja aprovação é condição para o funcionamento de atividades presenciais em qualquer uma das dez unidades. Desde 18 de março de 2020 apenas as atividades consideradas essenciais vêm acontecendo de forma presencial.