Início > Reuniao brasil x uruguai para melhorias de acesso aos alunos fronteiricos
Reunião Brasil X Uruguai para melhorias de acesso aos alunos fronteiriços
Data de publicação 11/05/2026 - 08:59 Atualizado em 11/05/2026 - 09:00
Por Simone Prior Prietsch

No dia 20 de abril, reuniram-se no Clube Unión do departamento de Rio Branco, Uruguai, 34 participantes para discutir pautas importantes para um diálogo com diferentes pastas dos ministérios do governo brasileiro.  O coordenador acadêmico do campus jaguarão, prof. Dr. Everton Fêrrêr de Oliveira,  manifestou que a universidade possui o curso de Gestão em Turismo e que aliado a essa necessidade imediata de ações voltadas ao turismo é fundamental que os governos locais invistam em transporte e assistência social dos seus munícipes para que possam acessar de forma gratuita o ensino superior, destacou que após acesso os universitários possuem alimentação subsidiada entre outras possibilidades de acesso a políticas de permanência. Além disso, foi destacada a necessidade de uma pauta com a Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (DAINTER) da Unipampa e o ministério da educação sobre  Intercâmbios de formação tecnológica superior e bacharelados com interesse na estrutura já existentes e aprimoramento de novos espaços tendo em vista que campus kaguarão da Unipampa possui sua instalação na cidade fronteira com potencialidade para otimização da estrutura existente a acolhimento de  novas instalações para receber novos cursos nacionais e internacionais. Foi relatado que para 2027 o campus jaguarão projeta a oferta de dois novos cursos sendo o bacharelado em psicologia e a licenciatura em educação especial, ambos ligados ao que o governo brasileiro define como parte das Universidade inclusivas, no campo das universidades estratégicas com foco no desenvolvimento da área de serviços e comércio internacional solicitará o curso de processos gerenciais sob organização do professor Dr. Alexandre Carvalho, coordenador do curso de produção e política cultural do Campus. 
A diretora do campus jaguarão, professora Silvana Maria Gritti, Participará das atividades de mobilização da agenda binacional Brasil/Uruguai entre os dias 18 a 21 de maio em Brasília/DF. representando o Campus Jaguarão.

Texto e imagens: coordenação acadêmica

unipampa

campus jaguarão

unipampa

.

.

.