Início > Unipampa inaugura obras no campus jaguarao
Data de publicação 04/12/2019 - 17:05 Atualizado em: 04/12/2019 - 17:05

Unipampa inaugura obras no Campus Jaguarão

Por Franceli Couto Jorge

Na manhã da última sexta-feira, 29, ocorreu a solenidade de inauguração do Prédio Acadêmico I, do Centro de Educação a Distância (EaD) e da Moradia Estudantil do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento reuniu servidores, estudantes e comunidade local.

Sobre a inauguração do Centro EaD, a professora, Cláudia Camerini Corrêa Pérez, afirma: “Para nós que trabalhamos na modalidade a distância será um espaço de produção de conteúdo, formação acadêmica, acolhimento e educação. Educação de qualidade, onde modalidades de ensino, presencial e a distância, trabalharão  juntas, num ensino híbrido”.

A diretora do Campus Jaguarão, Ana Cristina da Silva Rodrigues, destacou a importância do momento, ainda que a inauguração seja simbólica. A professora afirmou a necessidade das salas de aula do Prédio Acadêmico I para o próximo semestre, já que, neste ano, algumas aulas precisaram ser realizadas no auditório. “Temos uma necessidade urgente da abertura deste prédio”, enfatizou.

Segundo o reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, “a excelência do projeto das moradias fez que o mesmo fosse objeto de referência para outras Instituições Federais de Ensino Superior. A Secretaria de Educação Superior solicitou para a Unipampa o projeto para disponibilizar a outras universidades como modelo de empreendimento”. Em sua fala, o dirigente da instituição frisou a importância da entrega de 25 obras. “É um feito para quem tinha em 2015, antes da gestão, um valor de capital de investimento, que serve para laboratórios, equipamentos e para construção, de R$ 24 milhões, que passou para R$ 8 milhões, devido às condições econômicas e financeiras do país”, afirmou.

Durante a solenidade, os discentes protestaram e pediram esclarecimentos aos gestores da instituição. Rodrigues aproveitou a oportunidade de seu pronunciamento para esclarecer algumas das dúvidas e reivindicações manifestadas pelos discentes. “Destacamos e celebramos a valorização dos espaços democráticos. A democracia é rica porque nos permite ouvir, estar abertos a críticas e permite-nos, também, o poder de arguição e de esclarecimento de algumas questões que são importantes”, ponderou.

 

Prédio Acadêmico I

O Prédio Acadêmico I da Unipampa possui área de 2.430,50 m² com 11 salas de aula, uma sala de reunião, um laboratório de informática, seis salas para os cursos, espaço para os discentes e o Centro de Educação a Distância (EaD).

O Centro EaD possui uma sala de aula para os encontros presenciais, uma sala para a Diretoria de Educação a Distância (Dead) e para o curso de Letras – Português a distância, uma sala para tutores e professores dos demais cursos, uma sala de videoconferência, um estúdio para a gravação de videoaulas e um laboratório de informática.

 

Moradia Estudantil

A Moradia Estudantil possui 2.168 m² com capacidade para acomodar até 92 acadêmicos. A casa é composta por 16 apartamentos para quatro moradores, quatro apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais, que acomoda duas pessoas cada, e dois quartos de passagem com capacidade para dez pessoas cada.

O Programa de Moradia Estudantil consiste na concessão do benefício de moradia aos estudantes de graduação da Unipampa, oriundos de outras localidades, desde que em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica. A intenção é melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão, de acordo com as Diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

  • Prédio acadêmico I do Campus Jaguarão

    Prédio acadêmico I do Campus Jaguarão

    Moradia Estudantil do Campus Jaguarão

    Moradia Estudantil do Campus Jaguarão

    Moradia Estudantil tem capacidade para abrigar 92 estudantes

    Moradia Estudantil tem capacidade para abrigar 92 estudantes

    Autoridades acadêmicas na solenidade de inauguração

    Autoridades acadêmicas na solenidade de inauguração

    Professora Cláudia Pérez falou sobre a inauguração do Centro EaD

    Professora Cláudia Pérez falou sobre a inauguração do Centro EaD

    Diretora Ana Cristina Rodrigues enfatizou a necessidade destes novos prédios

    Diretora Ana Cristina Rodrigues enfatizou a necessidade destes novos prédios

    Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen

    Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen

    Os presentes visitaram as instalações dos prédios

    Os presentes visitaram as instalações dos prédios

    Inauguração do Prédio Acadêmico I

    Inauguração do Prédio Acadêmico I

    Inauguração da Casa do Estudante em Jaguarão

    Inauguração da Casa do Estudante em Jaguarão