Início > Unipampa participa de pesquisa que visa registrar o cotidiano do gaucha durante pandemia de covid 19
Data de publicação 06/08/2020 - 15:52 Atualizado em: 07/08/2020 - 16:10

Unipampa participa de pesquisa que visa registrar o cotidiano do gaúcha durante a Pandemia de Covid-19

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Desde o início do mês de julho pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Unisinos e PUCRS têm tido a iniciativa de registrar a vida dos gaúchos durante a pandemia de Covid-19. O "Documentando a experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul recolhe e difunde o cotidiano e a experiência subjetivo do período de isolamento social.

A ação é um projeto interinstitucional e interdisciplinar que consiste na realização, recolhimento, catalogação e disponibilização de registros pessoais por meio de preenchimento de formulário online (incluindo upload de fotos, textos, diários, vídeosetc.) e entrevistas de História Oral. O projeto foi desenvolvido pelo Arquivo Público do Rio Grande do Sul e conta com a parceria e participação de diferentes universidades do Estado e outras entidades de pesquisa.

O professor do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Guinter Tlaija Leipnitz, conta que Realizar este trabalho de registro de experiências do período de permanência da Covid-19, é alimentar importante banco de dados que contribuirá com pesquisas, por exemplo, dos campos da História da Saúde e da História Pública. “Há uma tradição destes campos, principalmente em relação a História da Saúde, que pode evidenciar as diferenças sociais na sociedade, as trajetórias das doenças e as formas como os governos se utilizam para enfrentá-las, as tecnologias e diferentes práticas de combate às pandemias, dentre diversas outras possibilidades”.

Segundo ele, em um breve futuro, poderemos realizar diferentes reflexões de como a sociedade rio-grandense, e de Jaguarão, construíram estratégias de enfrentamento a este difícil momento da conjuntura mundial.

“Compreender o passado de outras situações pandêmicas e as experiências por ele legadas ajuda a lançar luz sobre os desafios contemporâneos impostos pela atual pandemia; sendo assim, pensamos que cabe aos pesquisadores do presente fazer o mesmo em relação às futuras gerações”.

Todos podem contribuir na pesquisa contando sua experiência, através do participação no formulário online  “Você vive a história em tempo real. Colabore para registrá-la!”. “Contamos que as pessoas divulguem o projeto e participem, é importante a disseminação e amplo alcance dessa ferramenta, especialmente nas regiões de abrangência da Unipampa”, finaliza Leipnitz.