Início > Campus Santana Do Livramento Organiza Unipampe Se
Data de publicação 15/10/2019 - 15:39 Atualizado em: 15/10/2019 - 21:15

Campus Santana do Livramento organiza Unipampe-se

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza na próxima quarta-feira,16, às 19h, o evento Unipampe-se: Conversando nosso futuro. A oportunidade será no Auditório do Campus Santana do Livramento, e revelará uma Mostra de Resultados do Pampeano, Mostra de Cursos do Campus, Conversa com Psicólogo. As atividades são abertas à comunidade.

Pensando na possibilidade de aproximar o Ensino Superior dos estudantes e da comunidade externa, o projeto Pampeano elaborou o Unipampe-se, evento que contará com uma mostra dos resultados do Pampeano, mostra dos cursos e diálogo com psicóloga. Os resultados, novidades e projetos futuros serão apresentados pela diretoria do projeto Pampeano, com o objetivo de informar os benefícios que o projeto de extensão está buscando trazer.

A mostra dos cursos será feita por alunos representantes dos cinco cursos de graduação do Campus Santana do Livramento da Unipampa. O diálogo com a profissional da psicologia reafirma a necessidade de cuidados com a saúde mental nas vésperas da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Pampeano

O Pampeano é um cursinho gratuito preparatório para o Enem, uma iniciativa de alunos da Unipampa, voltado à comunidade santanense. Iniciado em 2013 e desenvolvido a partir de 2014, em parceria com o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais da Universidade, o Pampeano consiste em um cursinho pré-enem voltado para pessoas que estão cursando o terceiro ano do ensino médio e para quem já concluiu, em especial estudantes com baixa renda, e visam ingressar no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Tendo em vista a necessidade de uma maior preparação dos alunos santanenses de escola pública para que estes tenham um melhor desempenho no Enem e a fim de maximizar as oportunidades de inclusão social dos cidadãos de baixo poder aquisitivo na academia, o Pampeano visa estimular, monitorar e assessorar este grupo nos estudos preparatórios para o ingresso no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio.

Desde sua primeira edição o projeto pretende preparar durante três meses (agosto, setembro e outubro) cinquenta alunos em dez áreas do conhecimento, sendo elas: matemática, português, redação, história, geografia, filosofia, línguas estrangeiras (inglês ou espanhol), química, física e biologia. As aulas serão ministradas de forma expositiva por graduandos do Campus Santana do Livramento da Unipampa, que se candidataram voluntariamente.

Desta forma, o Pampeano toma um caráter social por visar à maior inclusão de uma classe menos favorecida da sociedade em instituições públicas de ensino superior. A aula inaugural do curso desse ano ocorreu no dia 09 de agosto, com a turma lotada (50 alunos).