Início > Unipampa Realiza Evento de Abertura Dos Programas Pibid E Residencia Pedagogica
Data de publicação 21/10/2020 - 11:05 Atualizado em: 21/10/2020 - 11:05

Unipampa realiza evento de abertura dos Programas Pibid e Residência Pedagógica

A abertura dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP) na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ocorreu no dia 15 de outubro de 2020. Transmitido por canal da Assessoria de Comunicação Social no Youtube para mais de 600 pessoas, o I Webinário: PIBID – Residência Pedagógica na Unipampa teve como tema: A formação de professores em tempos de esperançar.

O evento contou com a presença do reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, do pró-reitor de Graduação, Pedro Kemerich, e da professora Ana Paula Colling, representando a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram também do Webinário a professora Elena Maria Billig Mello com a palestra “Atuação no Programa Residência Pedagógica como Formação Acadêmico-Profissional de Docentes e a Inovação Pedagógica”; e o professor Márcio André Rodrigues Martins com a palestra “Potencialidades do PIBID na Transformação Inicial e Continuada de Professores”.

Organizado pela  Pró-Reitoria de Graduação e pelas coordenadoras institucionais, professoras Ângela Maria Hartmann (Pibid) e Claudete da Silva Lima Martins (Residência Pedagógica), com o apoio da pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Graziele Nascimento, de Jôse Storniolo Nunes Brasil, e de servidores da ACS e do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina), o evento teve por  objetivo legitimar e divulgar a abertura das atividades de ensino dos dois Programas na Unipampa, promovendo um espaço-tempo de reflexão sobre os processos de formação docente nas licenciaturas.

O Webinário contou com a apresentação de depoimentos de professores e de estudantes de licenciaturas e com a divulgação por mais de 60 docentes coordenadores de área e professores preceptores dos dois programas institucionais juntos às escolas e aos núcleos e subprojetos sob sua coordenação. O início das atividades de cada um dos núcleos e subprojetos dos dois programas ocorreu em 1º de outubro de 2020. O evento destinou-se a demarcar e ratificar institucionalmente esse início em uma data significativa para os profissionais da área de Educação: o Dia do Professor.

Em 2020, participam do Pibid e do PRP 480 licenciandos com bolsa da Capes, de 16 cursos de licenciatura da Unipampa, que atuarão em mais de 50 escolas estaduais e municipais da região do Pampa Gaúcho, com o acompanhamento e orientação de 60 professores da Educação Básica e de docentes da Unipampa, constituindo uma grande rede de formação inicial cujas atividades encerrarão em março de 2022.

Texto: Jôse Brasil

Edição: ACS