Início > 11 professores da unipampa integram comites de assessoramento da fapergs
Data de Publicação 19/02/2025 - 09:39 Atualizado em 19/02/2025 - 09:39 506 visualizações

11 professores da Unipampa integram comitês de assessoramento da Fapergs

O mandato dos membros é de dois anos, permitida uma recondução
Por Emanuelle Tronco Bueno

Os professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), tomam posse no Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Ao todo, 11 professores assumiram as funções em janeiro deste ano. Como membros titulares, assumem os seguintes docentes: Daiana de Ávila, Campus Uruguaiana, no Comitê Ciências Biológicas; Sandra Haas, Campus Uruguaiana, no Comitê Ciências da Saúde; Ana Cristina Rodrigues, Campus Bagé, e Vanderlei Folmer, Campus Uruguaiana, no Comitê Educação; Felipe Costa, Campus Alegrete, no Comitê Geociências; e, Alice Fernandez, Campus Dom Pedrito, no Comitê de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. Também assumem como membros suplentes os professores: Renata Coutinho, Campus São Borja, no Comitê Artes e Letras; Marina Prigol, Campus Itaqui, no Comitê Ciências Biológicas; Jaqueline Quadrado, Campus São Borja, no Comitê Ciências Humanas e Sociais; Juliano Fossá, Campus Dom Pedrito, no Comitê de Economia e Administração; e, Eduardo Moreira, Campus Bagé, no Comitê Física e Astronomia.

Os comitês são formados a partir de uma chamada pública da Fapergs e reúnem indicações da comunidade científica. A seleção levou em consideração que os pesquisadores, de notória reputação, sejam atuantes no estado do Rio Grande do Sul; tenham comprovada qualificação científico-tecnológica e reconhecido desempenho em sua área de conhecimento; possuam titulação de doutor; e, possuam currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O mandato dos membros é de dois anos, permitida uma recondução.

Com a posse, os professores do Campus Dom Pedrito, Alice Fernandez e Juliano Fossá, expressam orgulho de representar a Universidade, pois consideram a participação nos comitês alinhada com a missão e visão da Unipampa. Segundo os docentes, o compromisso assumido “é um espaço de relevância e que contribui para o avanço da pesquisa no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, insere o nosso Campus em um ambiente que deve proporcionar excelentes experiências, aprendizados que refletirão no cotidiano profissional”, concluem.