Início > 11o siepe conferencia de abertura discute implementacao da agenda 2030 e universidades
Data de Publicação 22/10/2019 - 22:30 Atualizado em 24/10/2019 - 11:45 1542 visualizações

11º Siepe: Conferência de abertura discute a implementação da Agenda 2030 e as universidades

Evento continua até a próxima quinta-feira, 24

A programação do primeiro dia do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) encerrou com a Conferência Magna de Abertura intitulada "Implementação da Agenda 2030 e as Universidades", ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Thiago Gehre Galvão. A atividade ocorreu no Parque Internacional, na noite desta terça-feira, 22.

O docente explicou a proposta da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que traz 17 objetivos, 169 metas e 241 indicadores para o Desenvolvimento Sustentável. Galvão apresentou exemplos desenvolvidos na Universidade de Brasília como o Programa UnB 2030 de Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, que reúne todos os projetos e ações de extensão da universidade que têm relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Galvão discutiu ainda o papel das universidades para implementação da Agenda 2030: "Temos capacidade de usar a Agenda 2030 de uma maneira bastante estratégica", declarou. Segundo o conferencista, "as universidades têm papeis múltiplos desde o processo de tradução para as pessoas, até a localização da Agenda, do global para o local". Galvão complementa: "A universidade com seu tripé ensino, pesquisa e extensão tem total condição de ajudar nesse processo de implementação da Agenda". Além disso, destaca a importância do mapeamento do que já está sendo feito para identificar o que ainda precisa ser realizado. "Desde política pública, até o hábito social, o que a gente chama de política do dia a dia, ou seja, a mudança de hábitos", explica.

Quais são os 17 objetivos da Agenda 2030?

A Agenda 2030 traz 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Quem perdeu a conferência ou deseja revê-la, pode assisti-la na página oficial da Unipampa no Facebook.

Confira a programação do primeiro dia

O Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu, nesta terça-feira, 22, os participantes do 11º Siepe para o credenciamento e apresentação de trabalhos científicos. Estes também foram expostos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

À tarde, o Parque Internacional, que divide as cidades de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai, recebeu a oficina Meu turbante, minha identidade e a programação de abertura oficial do evento. Para conhecer toda a programação do 11º Siepe, basta acompanhar o site: https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/.

Notícia relacionada:

Solenidade de abertura do 11º Siepe reúne instituições no Parque Internacional

Professor Thiago Galvão palestrou sobre o papel das universidades na implementação da Agenda 2030 - Foto: Milene Marchezan