Início > 11o siepe premia 33 trabalhos em santana do livramento
Data de Publicação 24/10/2019 - 16:26 Atualizado em 24/10/2019 - 19:38 3755 visualizações

11º Siepe premia 33 trabalhos em Santana do Livramento

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) encerrou nesta quinta-feira, 24, com a premiação dos estudos que tiveram maior destaque. Foi premiado um trabalho em cada área.

O Grupo de Estudos e Práticas de Rock do Curso de Música da Unipampa abriu a cerimônia de encerramento, que contou com a presença do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a vice-reitora da Unipampa, Nádia Bucco, Diretor de Articulação Política da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, Flávio Alves Monteiro, Diretor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Celso Gonçalves e o diretor do Campus Santana do Livramento, Rafael Vitória Schimidt.

Um dos 33 trabalhos destaques foi o da estudante Gabriela Macedo, acadêmica do 8º semestre do curso de Geologia do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, intitulado “Caracterização de Argila Bentonita para aplicação em materiais nanocompósitos”, que é uma pesquisa que une as áreas da Química, das Geociências e da Inovação Tecnológica. Sobre receber o destaque, Gabriela afirma que “é muito importante porque é o reconhecimento de um trabalho que está sendo desenvolvido e que tem grandes chances de ser apresentado como um novo produto para a indústria, um produto sustentável e que tem aplicação direta na área de Geociências”. Para conferir a relação completa, acesse: Autores dos trabalhos destaques.

O professor da Unipampa, Pedro Madruga, homenageou a equipe que trabalhou para que o 11º Siepe acontecesse. “Todos que trabalharam nesse evento, fizeram um esforço extremo em um curto espaço de tempo para que essa edição fosse realizada. Tivemos vários percalços, mas conseguimos, com o apoio do Campus, IFSul, parceiros uruguaios e municipalidade”, frisou ele.

Para o diretor do Campus Santana do Livramento, Rafael Schimidt Vitória, em nome da equipe do Siepe, agradeceu a todos que apoiaram do evento. “Durante essas três edições do Siepe, nós aprendemos muitas lições, não só sobre organização, mas como cooperar para obtermos grandes resultados. O Siepe é só a ponta de um iceberg que envolve integração e parceria entre as instituições coirmãs”, explicou o diretor.

A vice-reitora da Unipampa, Nádia Bucco, também agradeceu aos envolvidos na realização do evento. “O Siepe é desenvolvimento, tecnologia e conhecimento, mas é muito mais, é desenvolvimento humano. Obrigada aos estudantes que trouxeram seus trabalhos, mesmo de fora da Unipampa, e confiaram nas nossas avaliações. O Siepe hoje é um evento mais maduro. Cada um e cada uma de vocês é muito importante, nossos colaboradores terceirizados, técnico-administrativo, docente e discentes”, declarou ela.

De acordo com o diretor de Articulação Política da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, Flávio Alves Monteiro, falou na importância da realização de eventos com mostra de pesquisas. “O Siepe traz a certeza de que conseguiremos atingir um desenvolvimento sustentável. É dentro da academia que temos as ideias que trarão um porvir muito melhor”, disse Monteiro.

De acordo com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen durante os três dias de evento foram contabilizados 2239 participantes entre pesquisadores e extensionistas que apresentaram 2.235 trabalhos nas formas oral e pôster, contribuindo para a formação acadêmica, profissional e humana de todos os que passam por esse evento.

“Quando olhamos para os trabalhos realizados, nos damos conta do volume de trabalho dos nossos docentes e técnicos desta instituição e do muito que ainda temos a fazer, pois a Unipampa continua crescendo, aumentando seu número de estudantes, de técnicos, de docentes e, principalmente, de novos projetos, novos desafios”, finalizou ele.

Ao final da cerimônia foi anunciado o 12º Siepe que deve acontecer em 2020, no Campus Uruguaiana.

Trabalhos destaques no 11º Siepe - Foto: Ronaldo Estevam
      Cerimônia de encerramento do 11º Siepe - Foto: Milene Marchezan