Início > 12o siepe covid 19 e medicina do amanha e tema da palestra de hoje 18h
Data de Publicação 25/11/2020 - 14:56 Atualizado em 26/11/2020 - 20:21 1172 visualizações

12º Siepe: Covid-19 e a Medicina do Amanhã é tema da palestra de hoje, às 18h

Por Franceli Couto Jorge

A programação do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), continua nesta quarta-feira, 25, com apresentações de trabalhos, sessão do Planetário e a palestra “Covid-19 e a Medicina do Amanhã”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Helder Nakaya. A mediação da atividade será feita pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas, e pela coordenadora da Comissão Científica do evento, Daiana Ávila.

A palestra abordará a Medicina do Amanhã, ou seja, aquela focada na prevenção de doenças. A transmissão ocorre às 18h, pelo canal do 12º Siepe, e os participantes poderão interagir por meio do chat, enviando comentários e fazendo perguntas ao pesquisador. Segundo Nakaya, a medicina está mudando rapidamente. Antes, ela era focada na doença e na busca por uma solução que funcione para todos. “A medicina do futuro foca na prevenção e usa a tecnologia para desenvolver fármacos, diagnósticos e tratamentos de forma individualizada”, explica o palestrante. Em sua apresentação, Nakaya buscará mostrar como a medicina do futuro foi usada na pandemia de Covid-19 e o que se pode esperar para os próximos anos.

Covid-19 e a Medicina do Amanhã é tema da palestra de hoje, às 18h

Sobre o palestrante

Helder Nakaya é biólogo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Bioquímica pela mesma universidade. O doutorado foi voltado para a área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Universidade Emory, em Atlanta/EUA, pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Universidade Emory em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas.

Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Universidade Emory. Seu laboratório está focado na investigação sobre a base de doenças infecciosas através de biologia computacional e sistemas. É bolsista de produtividade do CNPq Nível 1C, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, consultor da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI - Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e membro do Scientific Advisory Board, do consórcio europeu da vacina do Ebola.

Anote

“Covid19 e a Medicina do Amanhã”

Transmissão: youtu.be/R-JEeqrdp1U

12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - De 24 a 26 de novembro