17º Siepe inicia com apresentações musicais e cerimônia de abertura no Campus Bagé
Teve início nesta terça-feira, 4, o 17º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Sediado no Campus Bagé, o evento de 2025 tem como tema “Ciência, comunidades e sustentabilidade: Aquífero Guarani como elo transfronteiriço”, reunindo estudantes, servidores e visitantes dos 10 campi da instituição em três dias de programação intensa.
A cerimônia de abertura foi marcada por apresentações culturais dos estudantes do curso de Música, com o show “4113 da Sala ao Palco”, seguido da solenidade oficial, realizada em tenda montada nas dependências externas do Campus Bagé. Toda a programação está sendo transmitida ao vivo pelo YouTube da Unipampa.
Presença de autoridades
A mesa de honra foi composta pelo reitor da Unipampa, Edward Pessano; vice-reitora, Francéli Brizolla; vice-prefeito de Bagé, Gilberto Alagia; diretor do Campus Bagé e representante da coordenação geral do evento, Pedro Dorneles; coordenadores da Comissão Científica, Sandro Camargo e Caroline Moraes; e o vereador Lelinho Lopes, líder do governo na Câmara Municipal de Bagé. O Hino Nacional foi executado em saxofone por Igor Krüger e ao piano por Zaida Valentim.
Durante a cerimônia, o diretor do Campus Bagé, Pedro Dorneles, destacou o esforço coletivo para acolher a comunidade acadêmica e a alegria em sediar o evento. O vice-prefeito Gilberto Alagia saudou os presentes e reiterou o apoio do município. Já o reitor Edward Pessano relembrou que o 6º Siepe também ocorreu em Bagé, em 2014, e enfatizou o impacto regional da Unipampa: “De lá para cá, evoluímos institucionalmente, impactamos a economia local e quadruplicamos o PIB das regiões em que atuamos”, pontuou. O reitor também anunciou que o 18º Siepe será realizado no Campus Jaguarão, em 2026.
Um elo entre ciência e território
O tema do 17º Siepe propõe reflexões interdisciplinares sobre a relação entre ciência, território e sustentabilidade, tendo como símbolo central o Aquífero Guarani — um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do planeta, que se estende por Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.
A identidade visual do evento foi criada pelo programador visual da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), Luan Zubaran, a partir de elementos que representam a grandiosidade e a diversidade cultural e ambiental conectadas ao Aquífero Guarani. A proposta foi apresentada na abertura do evento.
Acessibilidade e inclusão
Seguindo o compromisso com a promoção da acessibilidade, a coordenação do evento adotou práticas inclusivas, como a solicitação de audiodescrição das autoridades durante a cerimônia de abertura. A iniciativa integra os esforços institucionais para garantir maior participação de pessoas com deficiência em eventos da Unipampa.
O que é o Siepe?
O Siepe é o maior evento acadêmico da Unipampa. Realizado anualmente, promove a socialização do conhecimento, fomenta a pesquisa e fortalece a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também contribui para o diálogo entre os diferentes campi da Universidade, que estão distribuídos em 10 cidades da região sul do Rio Grande do Sul.
Nesta 17ª edição, que segue até o dia 6 de novembro, a programação inclui apresentações de trabalhos em formato oral e pôster, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, sessões de planetário, observações telescópicas, exposições, praça de alimentação, feira de produtos locais e espaço maternar.
A programação completa está disponível no site oficial do 17º Siepe.
Últimas notícias
-
10/11/2025 - 20:25
-
10/11/2025 - 18:50
-
06/11/2025 - 18:42
-
06/11/2025 - 15:54
-
06/11/2025 - 13:20













