Início > 2a caominhada em uruguaiana vermifuga mais de cem animais
Data de Publicação 19/06/2019 - 14:42 Atualizado em 19/06/2019 - 15:05 1439 visualizações

2ª Cãominhada em Uruguaiana vermifuga mais de cem animais

Evento promovido por projeto de extensão da Unipampa busca conscientizar população sobre cuidados com os animais domésticos
Por Renata da Silva

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a posse responsável de animais, ocorreu no último domingo, 16, em Uruguaiana a continuidade de ações viabilizadas pela 2ª Cãominhada, que aconteceu no dia 2 de junho. O evento, que ocorreu na Praça Barão do Rio Branco, no Centro da cidade, teve início às 8h e se estendeu até 12h30 e contou com a participação da comunidade local. A atividade educativa de extensão universitária, que está vinculada ao curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, conseguiu vermifugar mais de cem animais, entre cães e gatos.

Segundo a professora Claudete Funguetto, coordenadora do evento, a vermifugação ocorreu porque os “cães e gatos, que são os principais animais de estimação, convivem diretamente com as pessoas, representando riscos tanto à saúde animal, quanto à saúde humana. Com isso,  trata-se de uma ação de educação ambiental e de saúde pública”. Para a aplicação da vermifugação, a atividade contou com a participação de duas médicas veterinárias, egressas da Unipampa.

Pessoas que participaram das atividades de domingo estão sentadas no chão com cachorros

Outras atrações também ocorreram no domingo como a instalação de um camarim ao ar livre para pintura de rosto para crianças, oficina de bichinhos feitos de balões, contação de histórias e abordagem dos discentes e médicos veterinários sobre assuntos relacionados à posse responsável, como alimentação e vacinação com os tutores dos animais.

Para Claudete, a visibilidade do evento “favoreceu que a ação de extensão universitária fosse enxergada, tanto pelos participantes diretos, quanto pelos que transitavam na praça pela manhã do domingo com a família e também de automóvel, em via pública”.

Atividades de proteção continuam no domingo

Para quem deseja levar seu pet para vermifugação, o serviço será feito novamente neste domingo (26) na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, com início previsto às 14h e término por volta das 18h, além de contar com outras atrações. Segundo a coordenadora Claudete, as atividades estão sendo realizadas em mais de um domingo para beneficiar o maior número de animais e tutores possíveis, além de ocorrer em um dia da semana que favorece a maior participação da comunidade.

Para participar das atividades promovidas pela Cãominhada não é necessário possuir um animal de estimação. No entanto, quem deseja levar seu cão ou gato deve conduzi-los com guias, utilização de focinheira se necessário, além de que o dono deve recolher os dejetos de seu animal em locais públicos e levar a Carteira de Saúde do animal, se possuir.

Pessoas fazem atendimento em cachorro

A primeira edição da Cãominhada ocorreu em maio de 2018, e neste ano já ocorreram dois dias de atividades relacionadas ao evento no mês de junho. Para a coordenadora do evento, ações de extensão universitária desse tipo “sempre favorecem a troca de conhecimentos e o sentimento de pertencimento, de preocupação da instituição de ensino superior com a comunidade do entorno e com suas demandas”.