Início > Abertas inscricoes para o processo seletivo especifico para indigenas aldeados e moradores
Data de Publicação 08/12/2022 - 11:31 Atualizado em 08/12/2022 - 11:31 841 visualizações

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados e Moradores remanescentes de Comunidades de Quilombos

Por Micael dos Santos Olegário

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou processo seletivo para ingresso de Indígenas Aldeados e Moradores remanescentes de Comunidades de Quilombos. Em 2023 serão ofertadas 20 vagas, sendo dez para indígenas aldeados e dez para moradores de comunidades quilombolas. As inscrições devem ser feitas no sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) até 16 de janeiro. Durante a inscrição, os/as candidatos/as precisam escolher entre 69 cursos de graduação dos dez campi da Unipampa.

O processo seletivo é voltado para pessoas autodeclaradas indígenas ou quilombolas e que possam comprovar sua condição. Para se inscrever também é preciso ter concluído o ensino médio em escola pública e não ter cursado outra graduação. A seleção será feita por meio de uma prova de redação e um memorial de trajetória pessoal. Os detalhes sobre os critérios de seleção, os temas das redações para cada modalidade e as opções de cursos de graduação estão disponíveis no Edital n°409/2022.

O Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados e Moradores remanescentes de Comunidades de Quilombos é uma forma de valorizar a identidade destes povos e estimular a sua inclusão no ambiente acadêmico e universitário. Na Unipampa, todos os anos são ofertadas vagas para essas comunidades, além de ações afirmativas com vistas à permanência dos ingressantes na Universidade.

Confira todos os detalhes sobre o processo seletivo para Indígenas Aldeados e Moradores remanescentes de Comunidades de Quilombos.

Acompanhe todas as atualizações e novidades sobre o processo no Portal do Ingresso.

 

    • Card com fundo verde da campanha de processo seletivo
      Processo seletivo oferta 20 vagas com a possibilidade de escolha entre 69 cursos de graduação - Divulgação