Início > Aberto periodo para submissao de propostas no pro ic iniciacao cientifica e mulheres na ciencia
Data de Publicação 25/06/2024 - 17:35 Atualizado em 25/06/2024 - 17:35 221 visualizações

Aberto período para submissão de propostas no PRO-IC Iniciação Científica e Mulheres na Ciência

Proponentes das duas modalidades podem se inscrever até 2 de julho
Por Sofia Viero Sorgetzt

Está aberto o período de submissão de propostas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-IC) nas modalidades Iniciação Científica e Mulheres na Ciência. Até o dia 2 de julho, servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que tenham título de doutor, produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, participação na Chamada Interna Proppi/Agipampa n° 05/2024 de Cadastro e Validação da Produção Científica, Tecnológica e Acadêmica com proposta aprovada e sejam coordenadores do projeto de pesquisa registrado no SAP que será empregado para submissão da proposta podem participar. A Chamada Interna 16/2024, referente ao PRO-IC Mulheres na Ciência é direcionada a candidatas que se identificam com o gênero feminino.

Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta na modalidade escolhida. A solicitação de cota será encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppi) pelo servidor através do preenchimento de campos específicos no Sistema Acadêmico de Projetos (SAP) no site de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). As instruções para acesso ao SAP/Guri e o passo a passo para submeter projeto a edital estão disponíveis neste link.

Na modalidade Mulheres na Ciência, as proponentes devem indicar na submissão se se enquadram em uma ou mais das seguintes condições: mãe de filhos de até dez anos ou de filhos com deficiência de qualquer idade; pessoa preta, parda ou indígena; pessoa com deficiência e pessoa LGBTQIA+.

As bolsas nas duas modalidades serão de 20 horas semanais, com valor de R$ 500,00, destinadas exclusivamente para discentes de graduação, e terão vigência de setembro de 2024 a agosto de 2025. O PRO-IC Iniciação Científica oferta 72 bolsas distribuídas igualmente entre 9 áreas do conhecimento. O PRO-IC Mulheres na Ciência oferta 21 bolsas distribuídas priorizando as áreas com menor representação de pesquisadoras mulheres, conforme o ítem 3.3 da Chamada Interna 16/2024.

Todas as informações e detalhes sobre as seleções estão disponíveis na Chamada Interna 15/2024 para o PRO-IC Iniciação Científica e na Chamada Interna 16/2024 para o PRO-IC Mulheres na Ciência.