Início > Alinhamento das universidades federais reunioes da andifes promovem debates sobre temas comuns

Alinhamento das Universidades Federais: Reuniões da Andifes promovem debates sobre temas comuns à educação superior pública

Data de Publicação 20/02/2025 - 15:41 Atualizado em: 20/02/2025 - 15:41 439 visualizações

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, mensalmente, seminário e reunião do Conselho Pleno para debater assuntos que sejam de interesse comum das Instituições, em busca de ações estratégicas para aperfeiçoamento da educação superior pública. Nesta semana, ocorre a 178ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno, e a pauta é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Francéli Brizolla, está participando dos encontros na sede da entidade, em Brasília.

Para alinhar os temas de interesse das instituições e prepará-los para o encontro mensal, o grupo de dirigentes faz reuniões periódicas. Na segunda-feira, 10, o reitor da Unipampa, Edward Pessano, atual coordenador do Diretório da Região Sul, liderou a reunião regional de preparação do seminário deste mês, em que, além das pautas gerais, também foi debatida a realização do Seminário da Região Sul, previsto para ocorrer na cidade de Florianópolis, ainda sem data definida.

Na quarta-feira, 12 de fevereiro, foi a vez do encontro do Diretório Nacional. A reunião ocorreu de forma virtual, às 11h, por meio de webconferência, sob a coordenação do presidente da Andifes, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN). A reunião tratou de temas essenciais para o funcionamento e fortalecimento das universidades federais. Entre os principais assuntos debatidos, destacaram-se:

  • Remoções Judiciais - A discussão abordou a possibilidade de substituição por servidores temporários e a forma de registro como lotação provisória no sistema;
  • Novas Vagas Docentes e TAEs - A distribuição das novas vagas para todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) foi tema de debate, enfatizando a necessidade de diálogo prévio com a Andifes antes da definição dos critérios de alocação.
  • Novas FGs e CDs - Assim como no ponto anterior, a distribuição de Funções Gratificadas (FGs) e Cargos de Direção (CDs) foi debatida, com a necessidade de alinhamento prévio com as IFES.
  • Orçamento - O tema foi considerado prioridade, com a discussão voltada para evitar bloqueios em 2025 e garantir visibilidade para o movimento em defesa do financiamento adequado das universidades federais. O grupo também enfatizou a necessidade de esclarecimentos sobre os parâmetros utilizados para a distribuição dos recursos;
  • Sisu e Comissão de Vagas - Foram destacadas mudanças consideradas negativas no processo, incluindo atrasos no calendário e ineficiência na reclassificação dos candidatos. A Andifes defendeu a realização de uma reunião entre o MEC e as universidades para buscar soluções.
  • Seminário Andifes Sul - O evento, que tratará dos processos seletivos (SISU/Vestibular/Nota do Ensino Médio), também foi tema de discussão, com ênfase nos processos das Comissões de Ingresso e na forma de retribuição pecuniária (Foripes).

 

O que é a Andifes?

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi criada em maio de 1989 e representa oficialmente as universidades federais na interlocução com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com as associações de técnico-administrativos, de professores, de estudantes e com a sociedade em geral. Atualmente, possui 69 universidades federais filiadas, sendo a Unipampa uma delas, e dois centros federais de educação tecnológica.

 

  • Reitor da Unipampa participa de reunião do Diretório Nacional da Andifes - Divulgação
    Reitor da Unipampa participa de reunião do Diretório Nacional da Andifes - Divulgação