Início > Analise do monitoramento do pdi e o planejamento da edicao 2024 2028 sao temas de reuniao entre pro
Data de Publicação 23/09/2022 - 19:44 Atualizado em 23/09/2022 - 19:45 593 visualizações

Análise do monitoramento do PDI e o planejamento da edição 2024-2028 são temas de reunião entre pró-reitores da Unipampa

Na manhã desta sexta-feira, 23, a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Gentil, e a chefe da Divisão de Planejamento Estratégico, Simone Assumpção, realizaram uma reunião com os pró-reitores e diretores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter) para tratar sobre a elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O PDI é o documento de planejamento estratégico que reúne as metas e os métodos propostos pela Instituição para a sua trajetória pelos próximos cinco anos.

Inicialmente, a equipe da Proplan fez uma apresentação dos resultados do monitoramento das metas do PDI 2019-2023, demonstrando quais iniciativas foram cumpridas plenamente, parcialmente ou não foram realizadas ao longo dos anos. Foram abordados os quatro eixos temáticos do PDI: 1) excelência acadêmica; 2) aperfeiçoamento institucional; 3) comprometimento social; e 4) desenvolvimento humano. Conforme a análise, o eixo que apresentou melhor desempenho foi o de excelência acadêmica, seguido dos eixos de aperfeiçoamento institucional, comprometimento social e desenvolvimento humano, que teve o menor desempenho entre os quatro eixos.

Além do grande impacto da pandemia de Covid-19 no cumprimento das metas, percebeu-se que o PDI apresentou uma fragilidade relativa à estipulação das metas, pois algumas metas poderiam ser vencidas caso fossem estabelecidas com base na realidade da Universidade. Outra fragilidade apontada por alguns pró-reitores foi a dificuldade de obtenção das informações e dados necessários para o monitoramento das metas do PDI de uma forma mais sistematizada, facilitando o trabalho no sentido de revisar, aprimorar e vencer as metas definidas.

Ao final da reunião, a pró-reitora Viviane Gentil convidou todos para trabalharem em um programa de ações até o final deste ano visando revisar as metas para 2023 e iniciar a discussão do próximo plano, que será levado ao Conselho Universitário (Consuni) em novembro de 2023 e terá a vigência de cinco anos, iniciando em 2024. Além disso, foi estabelecida para a próxima reunião a análise dos eixos temáticos individualmente, juntamente com as pró-reitorias e diretorias envolvidas, no sentido de harmonizar com as unidades e estabelecer em conjunto as ações. Também ficou definido um cronograma de reuniões para elaboração de planejamento operacional, que acontecerá quinzenalmente e visa a estruturação da organização de ações, programas e projetos institucionais para melhoria das metas para 2023.

 

Com informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura

    • Reunião entre pró-reitores discute análise do monitoramento do PDI e planejamento da edição 2024-2028 - Divulgação
      Reunião entre pró-reitores discute análise do monitoramento do PDI e planejamento da edição 2024-2028 - Divulgação
    • A reunião foi realizada na Reitoria, em Bagé, nesta sexta-feira, 23 - Divulgação
      A reunião foi realizada na Reitoria, em Bagé, nesta sexta-feira, 23 - Divulgação