Início > Andifes reitores reunem se na ufc para debater estrategias de integracao para prevencao de desastres

Andifes: reitores reúnem-se na UFC para debater estratégias de integração para a prevenção de desastres ambientais

Data de Publicação 23/11/2024 - 09:01 Atualizado em: 23/11/2024 - 09:01 89 visualizações

O reitor e a vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla, participaram, juntamente a outros reitores e reitoras, da 175ª e da 176ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da  Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os encontros ocorreram no fim do mês de outubro, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além dos gestores das universidades federais, a 175ª Reunião contou com a presença de representantes dos ministérios da Educação, da Cultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A mesa - que teve mediação do reitor da UFC, Custódio Almeida, - foi composta pelo secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil; pelo secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; pelo Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Henilton Parente de Menezes; e pelo diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino.

A discussão da mesa temática girou em torno de “O papel das universidades federais no Meio Ambiente e a integração entre a Cultura e a Educação”. Conforme a Andifes, “a ideia é que as instituições ajudem a fomentar esta pauta em atividades, projetos e espaços de diálogo locais, promovendo um alcance significativo para a mudança de cultura e redução de impactos ao meio ambiente”.

Além da mesa temática, a reunião também teve os informes dos seguintes Colégios e Fóruns da Andifes: Colégio de Pró-reitores de Extensão (COEX); Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD) e Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE). Foram feitos ainda informes sobre o III Encontro de Universidades Promotoras de Saúde.

Na reunião também foram apresentados mais projetos de fomento à cooperação internacional, por meio do Programa Capes Global. Feita pelo diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Vicente Oppermann, a apresentação abordou, como exemplo, o Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, que tem como objetivo consolidar planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas, ampliar ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e promover a mobilidade de docentes e discentes (com ênfase em doutorandos e pós-doutorandos). 

Os dirigentes compartilharam ainda a experiência na Missão Rússia, organizada pela Andifes, com a finalidade de formar alianças com as universidades pertencentes ao BRICS, tanto na produção científica conjunta quanto em outras áreas acadêmicas, como programas de mobilidade. Por fim, houve a apresentação das ações do Governo Federal nos encaminhamentos do Acordo de Greve, pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

No dia seguinte, a 176ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes teve como pauta única a adequação do Estatuto da Andifes ao Código Civil Brasileiro. 

 

Com informações da Andifes e fotos de Ribamar Neto/UFC Informa

  • Reuniões da Andifes ocorreram nos dias 30 e 31 de outubro, na Universidade Federal do Ceará - Foto: Ribamar Neto
    Reuniões da Andifes ocorreram nos dias 30 e 31 de outubro, na Universidade Federal do Ceará - Foto: Ribamar Neto
  • Mesa temática debateu estratégias de integração para a prevenção de desastres ambientais - Foto: Ribamar Neto
    Mesa temática debateu estratégias de integração para a prevenção de desastres ambientais - Foto: Ribamar Neto