Início > Artigos cientificos do campus itaqui da unipampa recebem premio nacional
Data de Publicação 15/09/2021 - 13:22 Atualizado em 15/09/2021 - 13:22 923 visualizações

Artigos científicos do Campus Itaqui da Unipampa recebem prêmio nacional

Por Aline Reinhardt da Silveira

A produção científica apresentada por discentes e docente do Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi reconhecida com premiações no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (II COBICET), que ocorreu entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro de 2021 de forma online. O projeto de extensão Universidade e Comunidade, coordenado pelo professor Vinicius Dalbianco e com participação de estudantes do Campus, apresentou três artigos no congresso, e dois deles foram premiados.

• Premiação: 2° Colocado na categoria Ciências Sociais Aplicadas.
  • Título do trabalho: “As plataformas digitais em tempos de ensino remoto: uma abordagem interdisciplinar”.
  • Quem participou do trabalho: Victoria Dornelles Godinho; Alison Fernando Jeronymo Eduardo; Pedro Emanoel Peres Diani; Vinicius Piccin Dalbianco; Sheyla Aparecida Jeronymo Eduardo; Leonttine Casquero Zago.

• Premiação: Menção Honrosa na categoria Ciências Humanas.
  • Título do trabalho: “Os desafios do estudo remoto para os discentes do bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia”.
  • Quem participou do trabalho: Graciele Pereira Souza, Vinicius Piccin Dalbianco, Alison Fernando Jeronymo Eduardo e Lucas Souza Sanchotene.

Sobre o Projeto Universidade e Comunidade

Quem nunca sentiu um frio na barriga quando resolveu tomar uma decisão na vida para algo novo, desconhecido? Os desafios do novo ambiente? Nunca é uma tarefa fácil. Ingressar na universidade é uma alegria e um sonho por um lado, mas por outro revela grandes expectativas de como funciona a parte burocrática da Instituição. E aí, o que fazer quando você se dá conta disso apenas quando está vivenciando na pele estas questões?

Pensando nisso, foi criado o projeto de extensão Universidade e Comunidade: apoio para a inclusão e permanência na Unipampa Campus Itaqui. O projeto que é coordenado pelo professor Vinicius Piccin Dalbianco, e possui como objetivo contribuir para ampliar o conhecimento da comunidade de Itaqui (RS) sobre as práticas exercidas dentro da universidade, com ênfase nas atividades de extensão e na contribuição para ampliar a permanência dos estudantes na universidade, principalmente para os ingressantes no curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). Em suas práticas, o projeto busca colaborar para a construção da interdisciplinaridade, ou seja, visa abranger as diversas áreas de conhecimento presentes no campus e consequentemente auxiliar para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem acadêmica. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a elaboração de artigos científicos, como os apresentados no II COBICET.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia tem como objetivo congregar profissionais, docentes, servidores e estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares e, particularmente, sua consolidação e integração no cenário da educação superior brasileira. Em sua primeira edição, realizada entre 31 de agosto e 04 de setembro de 2020, o evento contou com 3,5 mil participantes e quase 2 mil trabalhos. O segundo  evento aconteceu entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2021, e teve como tema: “Desafios para a ciência e tecnologia no mundo contemporâneo”, o qual teve 1.500 trabalhos submetidos para avaliação, sendo aceitos mais de 1.300 trabalhos. Deste expressivo universo,  a Unipampa teve dois artigos premiados. A Unipampa também participou como instituição organizadora e apoiadora do evento, juntamente com outras Universidades.

Com informações de Vinicius Dalbianco

• card vermelho e cinza com informações dos prêmios logo do evento da unipampa e do projeto, círculos coloridos em roda
      Trabalhos da Unipampa recebem prêmios nacionais