Início > Caf promove palestra sobre acoes afirmativas e racismo institucional
Data de Publicação 07/06/2019 - 12:51 Atualizado em 07/06/2019 - 12:53 971 visualizações

CAF promove palestra sobre ações afirmativas e racismo institucional

Por Caroline Andrades

A Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu no dia 16 de maio, no Campus Bagé, a palestra sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior e Racismo Institucional. Com o objetivo de contribuir para a melhoria da prática docente, o evento abordou tópicos como os principais conceitos relacionados às ações afirmativas. Segundo a CAF, a atividade proporcionou “um espaço para debates e troca de experiências entre os profissionais no tocante à prática pedagógica voltada à educação para a diversidade’’. A  palestra contou com a participação de 63 pessoas no Campus Bagé, entre docentes, discentes e técnicos, além de ser transmitida online para os demais campi da Unipampa.

Discentes, docentes e técnicos do Campus Bagé presentes na palestra.

O evento foi promovido através de um levantamento institucional, realizado em parceria com a Prograd, onde foi possível observar junto com os professores, a necessidade de formações que trabalhem temas que envolvem à diversidade na educação, como, por exemplo, questões étnico-raciais, de gênero, cotas, LGBT+, etc.

A palestra foi ministrada pela professora Georgina Nunes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que atualmente é responsável pelo Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais de Ensino do Sul da Região Sul. Uma das atividades realizada pelo Observatório, coordenado pela professora Georgina, são estudos sobre o racismo nas organizações universitárias a partir da inclusão nas universidades via cotas raciais.

Professora Georgina Nunes durante a palestra. (Foto: CAF)