Início > Campanha naoenormal aborda gestao de conflitos em equipes na edicao deste mes
Data de Publicação 01/10/2021 - 16:15 Atualizado em 01/10/2021 - 16:15 1273 visualizações

Campanha #NãoÉNormal aborda Gestão de Conflitos em Equipes na edição deste mês

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) dá continuidade ao projeto de saúde mental #NãoÉNormal, campanha desenvolvida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), com apoio da Assessoria de Comunicação Social (ACS). Desde junho, esse projeto aborda diferentes temas que visam suscitar a conscientização e proporcionar reflexão sobre determinadas situações que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho.

A temática escolhida para o mês de setembro é "Gestão de Conflitos nas Equipes". A reflexão proposta neste mês destaca que os conflitos são inevitáveis, já que onde houver um grupo de pessoas, eles existirão. A DASST alerta que, além de negar os conflitos, impor soluções, diminuir a importância, relativizar as causas e evitar situações conflituosas são algumas das atitudes negativas muitas vezes adotadas pelas instituições.

"Quando se estabelece uma cultura de gestão de conflitos aberta ao diálogo e ao encontro de soluções de forma colaborativa, toda a equipe acaba se preparando para passar por essas situações com mais maturidade, de forma a convertê-las em oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional". Foi pensando nisso que a equipe preparou materiais que trazem explicações, dicas e ferramentas interessantes para que os gestores consigam praticar uma boa gestão de conflitos nas suas equipes de trabalho:

• ➜ Cartilha: traz respostas para as perguntas mais frequentes relacionadas ao tema como "Quais são as causas de conflitos nas equipes?", "Como prevenir conflitos negativos?", "Quais são os impactos dos conflitos que não são bem resolvidos?", "Quais são os estágios de evolução dos conflitos?" e "Como auxiliar na gestão de conflitos?". Neste mesmo material, você encontra dicas culturais com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão do tema, podendo ser apreciadas nos momentos de lazer, de forma prazerosa.
  •
  • ➜ Cards: cinco situações sobre o que #NãoÉNormal na gestão de conflitos nas equipes que visam gerar reflexão e, se necessário, mudanças de hábitos. São atitudes e comportamentos que não podem ser naturalizados.
  •
  • ➜ Vídeo de curta duração: a psicóloga da Progepe Unipampa, Camila Perez, explica, dentre outros tópicos abordados na cartilha, algumas etapas que devem ser seguidas a partir do momento em que se tem conhecimento da existência de um conflito.

Com informações de Cindy Martinez

• campanha não é normal com imagem de cérebro de óculos com expressão de dor sobre um fundo lilás e rosa
      A gestão inadequada dos conflitos nas equipes #NãoÉNormal e não pode ser naturalizada no ambiente laboral