Campus Alegrete realiza torneio de xadrez aberto à comunidade externa
O projeto Diversão e Arte, do Campus Alegrete, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveu no dia 9 de outubro o 1º Torneio de Xadrez. O evento teve fomento do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) e do Programa de Fomento às Atividades Culturais e Criativas (PROACC), vinculado à Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec). A atividade contou com a participação de pessoas da comunidade interna e externa à Instituição, que tivessem conhecimentos básicos ou avançados sobre o xadrez.
Os participantes se inscreveram por meio de formulário online. Ao todo, o torneio contou com a participação de 21 jogadores. A ação contou com a realização de 5 rodadas no sistema suíço de emparceiramento, com tempos de 10 minutos para cada jogador. A técnica é voltada para competições com mais participantes, onde não há necessidade de todos se enfrentarem, assim diminuindo o número de rodadas.
Os três primeiros colocados no 1º Torneio de Xadrez foram os competidores Othon Pinho, Eduardo Muhd Pedroso e Wilson Rodrigues, premiados com canecas personalizadas com desenhos da egressa do curso de Engenharia de Software e ilustradora Amanda Gobus, além de medalhas, indicando suas respectivas colocações. Os demais participantes receberam medalhas de participação, além disso, os estudantes de graduação da Unipampa tiveram direito a receber certificado de horas de atividades culturais.
O torneio foi organizado pelo professor do Campus Alegrete, Celso Nobre da Fonseca; do engenheiro mecânico e técnico do Grupo de Exploração Integrada de Recursos Energéticos (EIRE), Dieison Gabbi Fantineli. Também participaram os estudantes do curso de Ciência da Computação Bernardo Nogueira Rocha e Milena Castro, esta última que é bolsista do projeto Diversão e Arte. A competição ainda contou com o apoio da técnica e engenheira mecânica Clarissa Coussirat Angrizani e do estudante do curso de Letras-Português, Victor Luiz Gomes.
Projeto Diversão e Arte
O projeto Diversão e Arte, do Campus Alegrete da Unipampa, visa promover ações artísticas e culturais no campus, sendo coordenado pela professora do curso de Ciência da Computação, Amanda Meincke.
O projeto foi elaborado em 2023 para responder a uma chamada da atual Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae). No mesmo ano, recebeu fomento do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA), permanecendo com o incentivo financeiro em 2024. Além disso, possui apoio do Programa de Fomento às Atividades Culturais e Criativas (PROACC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Para mais informações, acesse a página do projeto.
Últimas notícias
-
03/12/2024 - 12:03
-
03/12/2024 - 11:29
-
02/12/2024 - 16:57
-
30/11/2024 - 09:52
-
30/11/2024 - 09:46