Início > Campus santana do livramento discute estudos organizacionais nas fronteiras
Data de Publicação 17/04/2019 - 12:17 Atualizado em 17/04/2019 - 12:23 1038 visualizações

Campus Santana do Livramento discute Estudos Organizacionais nas Fronteiras

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediará, nos dias 25 e 26 de abril, o primeiro Encontro Temático da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO). O evento, que busca a integração entre pesquisadores da SBEO e de universidades brasileiras e uruguaias, será realizado no Campus Santana do Livramento.

Por meio da participação de diversas instituições e profissionais, o Encontro espera promover o debate multidisciplinar sobre as problemáticas da região de fronteira. Os interessados em comparecer devem realizar a inscrição no site do evento.

O credenciamento está previsto para as 18h do primeiro dia do evento. Já a abertura será na sequência, às 19h, seguida pela conferência “Estado, Capital e as Fronteiras”, proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Henrique Faria. O encerramento da programação no dia 25 contará com o show do cantor uruguaio Chito de Melo.

Na sexta-feira, 26, a programação inicia às 9h com a mesa temática “As Fronteiras da Educação”, mediada pela professora da Unipampa, Camila Furlan da Costa. Os temas abordados serão: "A integração binacional na formação técnica na fronteira Brasil/Uruguai", pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Eliézer dos Santos Oliveira; “Culturas institucionais locais e políticas educativas nacionais do Uruguai”, pela professora da Universidade da República (Udelar), Patrícia Vieira-Duarte; “Internacionalização no ensino superior: para que e para quem?”, pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sueli Goulart. O encerramento das atividades da manhã fica por conta da apresentação do Grupo Taller Teatro Independente de Riveramento.

À tarde, a mesa temática "Organização e Desenvolvimento em Regiões de Fronteira", mediada pela administradora, Luiza Damboriarena, reunirá as exposições sobre “As dinâmicas econômicas do Pampa Gaúcho”, proferida pela professora da Unipampa, Débora Hoff; “O bem viver dos povos e comunidades tradicionais do Pampa: possibilidades para imaginar outros mundos”, apresentada pelo professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Márcio Zamboni Neske; “Os Discursos sobre desenvolvimento como recursos político-estratégicos”, pelo professor da UFRGS, Rogério Faé.

A terceira mesa temática discutirá “Organização e Trabalho em Regiões de Fronteira” e terá como mediador o professor da Unipampa, Igor de Oliveira Medeiros. Os assuntos abordados durante essa mesa serão: “Incubação de empreendimentos econômicos solidários na Fronteira da Paz”, pelo professor da Unipampa, Altacir Bunde; “Políticas públicas e subsistemas fronteiriços”, pela professora da Udelar, Letícia Almeida; “As sociedades fronteiriças: visões e reflexões”, pelo professor da Udelar, Enrique Mazzei.

A conferência de encerramento, intitulada “As fronteiras e os estudos organizacionais”, está prevista para ocorrer às 19h do dia 26 e será conduzida pela professora da UFRGS, Maria Ceci Misoczky. Os detalhes da programação e outras informações sobre o evento podem ser acessadas no site da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais.