Campus Santana do Livramento passa por vistoria após danos causados por chuva e granizo
Na tarde de terça-feira, 17, o Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu uma vistoria técnica após ser atingido por uma intensa chuva de granizo na segunda-feira, 16. A inspeção foi conduzida pelo engenheiro civil e pró-reitor adjunto de Infraestrutura, Fabiano Zanini Sobrosa, pela arquiteta, Helena Magalhães, e pelo engenheiro eletricista, Alan Ferrioli, todos da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi). Também acompanharam a vistoria o reitor da Unipampa, Edward Pessano, o diretor do campus, Alexandre Vicentini Xavier, e o pró-reitor da Propladi, Paulo Fernando Marques Duarte Filho.
Apesar dos muitos danos registrados, a estrutura física do prédio não foi comprometida. Segundo a vistoria técnica, o acúmulo de gelo causou o entupimento das calhas, o que provocou a ruptura de um cano de escoamento no prédio histórico, resultando no alagamento do auditório e de salas de aula. Problema semelhante também atingiu o Restaurante Universitário (RU), prejudicado pelo entupimento de outra calha pelo granizo acumulado.
A parte elétrica foi significativamente afetada pela infiltração de água. Embora não haja risco estrutural, será necessário um tempo para que os sistemas sequem completamente e possam ser religados. “São reparos que precisam ser feitos e que serão realizados, na sequência, pela equipe de manutenção”, afirmou o reitor. A equipe também vistoriou a Casa do Estudante, que não apresentou danos relevantes, apenas pequenas infiltrações.
Atividades acadêmicas e administrativas são temporariamente suspensas
Em razão dos impactos causados pela chuva e da necessidade de reparos em diversos setores, incluindo salas de aula e a rede elétrica, a direção do campus e a Reitoria decidiram suspender, durante toda esta semana, as atividades acadêmicas e administrativas na unidade. A medida visa garantir a segurança da comunidade universitária.
Nesse período, a direção do campus, com apoio da equipe local, concentra os esforços na limpeza e recuperação dos espaços danificados. A previsão é de que as atividades sejam retomadas normalmente a partir da próxima segunda-feira, 23 de junho.
Prodae garante assistência alimentar a estudantes
Com o fechamento temporário do RU, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) providenciou a compra emergencial de alimentos para os estudantes afetados. Com base em uma lista elaborada pelos nutricionistas da Instituição, foram adquiridos produtos alimentícios no valor aproximado de R$ 2 mil, garantindo a continuidade do apoio à permanência estudantil durante o período de interrupção dos serviços.
Últimas notícias
-
11/07/2025 - 14:08
-
10/07/2025 - 20:10
-
10/07/2025 - 15:45
-
10/07/2025 - 15:18
-
10/07/2025 - 14:21