Início > Campus sao gabriel realiza solenidade de inauguracao e lancamento de curso de graduacao de
Data de Publicação 13/10/2021 - 15:02 Atualizado em 13/10/2021 - 15:02 563 visualizações

Campus São Gabriel realiza solenidade de inauguração e lançamento de Curso de Graduação de Fruticultura

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, na última quarta-feira, 6, a solenidade híbrida de inauguração do Prédio Administrativo Rosália Montagner, instalação da Usina Fotovoltaica e lançamento oficial do Curso de Tecnologia em Fruticultura no Campus São Gabriel. A parte da solenidade que ocorreu de forma presencial cumpriu todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitários durante a Pandemia de Covid-19. A cerimônia foi transmitida pelo canal da Assessoria de Comunicação Social da Unipampa no Youtube.

Durante a solenidade, o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, declarou que nos próximos dias a prefeitura deve lançar a ordem de serviço para o asfaltamento do acesso ao Campus São Gabriel.

De acordo com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, as inaugurações e o lançamento do curso são um divisor de águas para o Campus São Gabriel. “A obra propiciou que todo o setor administrativo fique concentrado no mesmo lugar. Sem essa divisão o Campus deve ter outra dinâmica, com os alunos, docentes e todos os técnico-administrativos em educação no mesmo local. Ainda há muitas coisas a serem feitas no Campus, mas as conclusões dessas obras são um marco”, explica ele.

O reitor também frisou a importância do Curso de Fruticultura: “é a primeira graduação do Brasil nesse formato e com aulas noturnas, o que admite outro perfil de aluno, sem falar no fato de ser uma demanda no local, deve ser um impulsionador do desenvolvimento da região”, declarou Roberlaine Jorge.

Prédio Administrativo

O Prédio Administrativo possui três pavimentos e conta com área total construída de 1.575,00m². É constituído por biblioteca, salas para administrativo e direção, secretaria, almoxarifado, banheiros masculino e feminino, sala de coordenação, salas de professores, sala de vídeo, sala de reuniões que irão qualificar e ampliar os espaços do campus assim como eliminar o custo de aluguel que representa uma economia de mais de R$ 300.000,00 por ano. O valor total investido foi de aproximadamente R$ 4 milhões de reais considerando todas as etapas da obra.

Usina Fotovoltaica

A obra é proveniente de um TED específico de apoio a eficiência energética recebido no final de 2019 para a aquisição de módulos de microgeração de energia elétrica empregando o sistema fotovoltaico para a Unipampa, visando à economicidade, práticas acadêmicas e a possibilidade de desenvolvimento tecnológico. Estima-se que a economia gerada pelo sistema será entre 10% e 20% dos custos com energia elétrica.

Curso de Graduação em Tecnologia em Fruticultura

O Curso de Graduação em Tecnologia em Fruticultura da Unipampa é o único curso de graduação ofertado no país. A proposta foi construída a partir da vontade do Campus São Gabriel de expandir as opções de graduação e da experiência do corpo docente e técnico, com a demanda da sociedade por profissionais da área de fruticultura. O curso tem duração de três anos e meio, ou seja, sete semestres, com aulas no período noturno e aos sábados pela manhã, perfazendo um total de 2620 horas. O egresso do curso será capacitado a atuar como tecnólogo, prestando assistência técnica a pequenos e grandes produtores, em toda a cadeia produtiva de frutíferas. Também como profissional autônomo, produtor ou industrializador de frutas.

Tags: São Gabriel