Início > Canal oficial no youtube do grupo de pesquisa em neuromecanica aplicada gnap disponibiliza cursos
Data de Publicação 08/07/2020 - 18:43 Atualizado em 08/07/2020 - 18:43 908 visualizações

Canal oficial no Youtube do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) disponibiliza cursos

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou em seu canal oficial na plataforma Youtube, NeuromechTV, o Curso de Redação Científica e o Curso de Introdução à Biomecânica. Os cursos são gratuitos e tem material de apoio complementar disponível na sala de estudos da NeuromechTV. A ideia do grupo de professores é que as atividades possam ajudar outros estudantes e atingirem seus objetivos.

No Curso de Redação Científica, o professor da Unipampa, Felipe Carpes, aborda uma ampla lista de temas relacionados com a construção do artigo científico. Muito mais do que temas de escrita, o curso apresenta debates sobre a construção e o significado da pesquisa científica. As aulas empregam os conceitos do método lógico para redação científica, difundido pelo professor Gilson Volpato. O curso foi gravado com estudantes acompanhando ao vivo pela internet nos meses de abril e maio de 2020 e agora está disponível na NeuromechTV.

No Curso de Introdução à Biomecânica, os principais conceitos da biomecânica do movimento humano são apresentados, explicados e discutidos com base em exemplos e aplicações práticas. De acordo com o professor da Unipampa, Marcos Kunzler, a atividade não tem condições, e nem a pretensão, de substituir aulas presenciais e atividades práticas de sala de aula e laboratório. “Contudo, esperamos que ele possa ser um importante ponto de partida para estudo de temas da biomecânica, e também uma revisão de conteúdos fundamentais para melhor entender as aplicações e possibilidades da biomecânica. Entendemos que se o estudante assistir esse curso antes de ter aulas presenciais (teóricas e práticas) de biomecânica, o aproveitamento das aulas pode melhorar”, explica ele. O professor também conta que em suas aulas presenciais, usará o curso como ferramenta de ensino, com o objetivo de avançar mais nas aplicações práticas da biomecânica.