Início > Cerimonia de abertura do 12o siepe ocorre nesta terca feira 24
Data de Publicação 23/11/2020 - 23:29 Atualizado em 24/11/2020 - 17:04 1106 visualizações

Cerimônia de abertura do 12º Siepe ocorre nesta terça-feira, 24

Em sua primeira versão virtual, evento discute a Inteligência Artificial
Por Franceli Couto Jorge

Nesta terça-feira, 24 de novembro, iniciam as atividades do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), evento promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Repensado em um novo formato, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento ocorre totalmente on-line e discute “Tempo Virtual, Inteligência Artificial”. A abertura do evento está marcada para às 14h e contará com a presença do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, dos pró-reitores de Graduação, de Extensão e Cultura, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da Comissão Organizadora do 12º Siepe.

Na sequência, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, ministra a palestra de abertura intitulada “Epicovid-19 e o enfrentamento da pandemia no Brasil”. Das 16 às 18h e das 19h30 às 21h30, a Comissão Científica promove as sessões de apresentação de trabalhos. Nesta edição, os participantes submeteram, além dos resumos simples, vídeos para apresentação das pesquisas, que estarão disponíveis somente no horário marcado. A última palestra de terça-feira será ministrada pelo pesquisador, Ronaldo Mota, às 18h, com o tema “Algoritmo e tomada de decisão”.

Na quarta-feira, 25, há cinco sessões de apresentação de trabalhos programadas  e duas atividades. A primeira delas ocorre às 17h e será uma sessão do Planetário, coordenada pelos professores Guilherme Marranghello e Rafael Kobata Kimura, sobre a temática “Planetário da Unipampa: Inteligência Artificial e Astronomia”. A segunda será uma palestra transmitida na sequência, às 18h. Com o título Covid-19 e a Medicina do Amanhã, a apresentação ficará por conta do professor da Universidade de São Paulo (USP), Helder Nakaya.

No último dia do evento, além das apresentações de trabalhos, haverá o espetáculo Teatro Mágico: Tempo Virtual – Inteligência Artificial, que une música às artes performáticas, seguido pela cerimônia de encerramento.

Comissão Científica orienta sobre as apresentações de trabalhos

As listas de vídeos dos trabalhos aprovados nesta edição do Siepe estão separadas por categoria: ensino, pesquisa e inovação e extensão. Quem teve seu resumo e vídeo aprovados no evento precisa seguir as recomendações da Comissão Científica. A professora Daiana Ávila, coordenadora da Comissão Científica, explica que os comentários nos vídeos precisam estar habilitados, pois a interação ocorrerá desse modo, portanto, quem ainda não o fez, deve providenciar a alteração com urgência.

Se você não sabe como fazer a habilitação, segue o passo a passo abaixo:

1) Acesse o seu canal;

2) Clique em gerenciar vídeos;

3) Ao lado do vídeo, clique em detalhes;

4) Marque a opção "Não é vídeo para crianças" e depois clique em "Mostrar Mais";

5) Na parte de comentários, liberar todos os comentários, pelo menos durante o Siepe;

6) Por fim, salvar as alterações, o botão fica na parte superior. Pronto!

Ainda é possível assistir ao vídeo que mostra, na prática, como executar essas alterações. Veja: Como ativar comentários nos vídeos do 12º Siepe.

“Os apresentadores devem estar assistindo à playlist na qual seu vídeo está inserido no horário da programação e responder às perguntas e aos comentários. Deverão também estar atentos durante todo o evento caso alguém veja o vídeo e faça algum comentário, esta é a integração e engajamento que o evento busca”, esclarece a organizadora. Daiana Ávila também destaca a importância das curtidas, pois, neste ano, elas representarão as palmas que os trabalhos costumam receber após a apresentação.

Use #meusiepe e compartilhe sua experiência no evento

A Comissão Organizadora afirma que para o sucesso do evento, em um ambiente totalmente virtual, é importante a participação e engajamento dos inscritos. A professora Daiana Ávila sugere aos participantes a publicação nas redes sociais de fotos suas assistindo ao evento ou mesmo de prints com a apresentação de seus trabalhos acompanhados da hashtag #meusiepe.

Quer ficar por dentro de toda a programação do evento? Acompanhe o site do 12º Siepe e inscreva-se no canal do evento no YouTube.

Cerimônia de abertura do 12º Siepe ocorre nesta terça-feira, 24 - Divulgação