Início > Coletivo niara e selecionado para integrar projeto comprova da associacao brasileira de jornalismo
Data de Publicação 03/12/2020 - 14:57 Atualizado em 03/12/2020 - 15:20 1061 visualizações

Coletivo Niara é selecionado para integrar Projeto Comprova da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Por Franceli Couto Jorge

No último mês, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou as oito iniciativas de jornalismo que atuam em comunidades ou com temáticas raciais e religiosas que participarão de um projeto em parceria com a Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil. O Coletivo Niara, formado por discentes negros da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja, foi um dos selecionados para atuar no Projeto Comprova, que tem como objetivo descobrir e investigar informações falsas compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

O Coletivo Niara, bem como os demais selecionados, atuará no Comprova por seis meses, devido a um convênio da Missão Americana no Brasil com a Abraji a fim de combater a desinformação referente à Covid-19. A composição do Coletivo Niara conta com discentes dos cursos de Comunicação do Campus São Borja, por isso, para o grupo “fazer parte de um projeto com reconhecimento nacional sobre checagem de notícias agrega muito para nossa formação, principalmente para os alunos de jornalismo”, afirma Robson José da Silva Junior, um dos integrantes do Coletivo. Conforme o acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda, “para além da visibilidade para a universidade, os alunos que estão participando podem contribuir com a formação de outros discentes ao compartilhar a experiência que foi trabalhar junto com um projeto de nível nacional”, acrescenta Silva Junior.

Sobre o Coletivo Niara

O Coletivo Niara foi criado em 2014 por estudantes da Unipampa, com a finalidade de acolher os ingressantes pretos e criar uma comunidade de apoio. “Temos como objetivo o acolhimento dos estudantes negros para que os mesmos encontrem apoio dentro da instituição visto que há poucos semelhantes dentro das turmas. Reforçamos o debate e o compromisso com a pauta racial dentro do campus com ações e elaboração de eventos”, ressalta Silva Junior.

Participam do Grupo estudantes de diversos cursos de graduação do Campus São Borja. Entre as ações do Coletivo estão a realização de encontros para a discussão de assuntos referentes à negritude e a colaboração na organização da I Semana da Consciência Negra do Campus São Borja, em parceria com o PET História da África.

Saiba mais sobre o trabalho dos discentes, acessando as redes sociais do grupo:

No Facebook: Niara Coletivo Negro Unipampa São Borja

No Instagram: @coletivoniara

No Twitter: Coletivo Niara

Coletivo Niara em reunião presencial, realizada em 2019, antes da pandemia de Covid-19 - Foto: Coletivo Niara