Início > Comitiva da unipampa cumpre agenda em brasilia
Data de Publicação 21/06/2021 - 16:38 Atualizado em 21/06/2021 - 16:38 469 visualizações

Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília

Entre os dias 8 e 10 de junho uma comitiva da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), composta pelo vice-reitor da instituição, Marcus Querol, pela pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Viviane Gentil, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Edward Pessano, esteve em Brasília para buscar recursos para a Unipampa.

No dia 8 de junho a equipe da Universidade participou de uma reunião com o Secretário de Esportes, Leonardo Castro, e a diretora, Anne Castro para tratar da possibilidade de recursos para implantação do ginásio de natação e pista de atletismo no Campus Uruguaiana, com o objetivo de fortalecer o curso de Educação Física. De acordo com Querol, na oportunidade foram encaminhados dois projetos para melhorar a estrutura já existente, além de um projeto para integração da universidade e a comunidade do município a partir da promoção de práticas esportivas, principalmente com o ginásio de natação e pista de atletismo.

No mesmo dia a comitiva da Unipampa foi recebida pelo Ministro Chefe da Secretaria Geral de Governo, Onyx Lorenzoni, e o Diretor de Programas, Evandro Ramos Soares. Na oportunidade foram apresentados projetos e demandas da Universidade, entre eles o Projeto dos Restaurantes Universitários e Restaurantes Populares em parceria com prefeituras e governo federal; Programa de Cestas Básicas aos alunos em vulnerabilidade social; o credenciamento do Hospital de Ensino de Uruguaiana; a finalização do Centro de Enologia em Dom Pedrito; e ampliação das atividades e investimentos das incubadoras e Parques tecnológicos. Todas as pautas foram encaminhadas e devem ser monitoradas pela equipe do Ministério.

Ainda no dia 8, a comitiva esteve no Gabinete do deputado federal Afonso Mota, para conversar sobre a possibilidade de recursos para Implantação de Incubadora Tecnológica e projeto: Implantação de Setor de Abate e Processamento do Pescado. Na ocasião, Mota demonstrou apoio a iniciativa. Querol, Gentil e Pessano terminaram a agenda do primeiro dia com um jantar na Embaixada da Palestina: “Fomos recepcionados pelo Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e pelo Ministro Conselheiro Ahmed Alasaad. O encontro teve como meta aproximar a comunidade acadêmica da Unipampa e a comunidade árabe palestina, a qual é muito representativa nos municípios onde a Unipampa está presente”, frisou Querol.

No segundo dia de agenda, a comitiva participou de uma reunião com o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Sérgio Santos, com a pauta sobre cursos e programas de saúde, necessidades de equipamentos para o Curso de Medicina, hospital de ensino e a primeira unidade da Clínica Escola. “Como destaque da reunião houve interesse e possibilidades para concretizar a fisioescola. Será marcada uma nova reunião com o curso e o Ministério da Educação (MEC) para tratar do assunto. Também houve evolução no que se refere ao credenciamento do Hospital de Ensino que agora estará a cargo somente do MEC, com previsão do lançamento de edital para o segundo semestre”, explicou o vice-reitor.

Ainda pela manhã do dia 9, os representantes da Unipampa participaram de uma reunião com o Diretor de Desenvolvimento da Rede das Instituições Federais de Ensino, Eduardo Salgado, com a finalidade de discutir recursos orçamentários. “De acordo com Diretor, existe uma grande limitação financeira neste momento, mas há possibilidades de liberação de recursos no final do ano”, explicou o vice-reitor. No mesmo dia a comitiva esteve com o diretor de Políticas e Programas da Educação Superior, Edmilson Costa Silva e as coordenadoras, Cibele Castro e Simone Castro. O grupo conversou sobre a possibilidade de recursos para a Assistência Estudantil, finalização das obras da moradia João de Barro e reabertura do Programa Bolsa Permanência (PBP) para estudantes indígenas e quilombolas. Sobre o encontro, a gestão da Unipampa saiu com expectativas de rediscussão da Matriz do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e reabertura do PBP para o segundo semestre.

O dia encerrou com o encontro da equipe com o deputado federal, Nereu Crespim, para falar sobre a possibilidade de recursos para a Assistência Estudantil, com edital do Plano de Permanência especial para compra de mobiliário e finalização das obras do Programa João de Barro. A conversa resultou na expectativa de obtenção de parte dos recursos solicitados para o segundo semestre.

No terceiro dia de reuniões na capital federal, a comitiva participou de uma reunião com o senador Lasier Martins. “Tomamos conhecimento do seu projeto que visa o desenvolvimento econômico e social da metade sul, perpassando pela evolução tecnológica e do investimento no empreendedorismo e inovação”, contou Querol. De acordo com o vice-reitor,  o momento foi aproveitado para apresentar o projeto institucional da implantação das incubadoras tecnológicas. “O senador ficou bastante entusiasmado com o projeto, informou que irá contribuir financeiramente através de emenda de bancada, além de agendar um momento para apresentação da proposta a bancada gaúcha, com possibilidades de união de propostas e financiamento coletivo.”

No mesmo dia aconteceu uma reunião na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde sobre o credenciamento do Hospital de Ensino do Campus Uruguaiana para o desenvolvimento de ações e práticas dos alunos dos cursos da área da saúde, um pleito que já dura dois anos, segundo a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Viviane Gentil.

Ainda no dia 10, os integrantes da gestão da Unipampa participaram de uma reunião com o Senador Luiz Carlos Heinze, quando foi conversado sobre as questões das Incubadoras de Empreendedorismo e do Parque Tecnológico de Bagé, além disso, a reestruturação orçamentária das Universidades também foi pauta do encontro.

A última reunião da equipe foi com o deputado federal, Pedro Westphalen. A pauta foi a melhoria da infraestrutura da Universidade para a promoção do Ensino e Saúde. “Como resultado o Deputado sinalizou como positiva a nossa solicitação e que um suporte financeiro para o projeto pode ser efetuado”.

    • Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília
      Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília
    • Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília
      Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília
    • Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília
      Comitiva da Unipampa cumpre agenda em Brasília
Tags: Gestão