Congresso Internacional do Pampa promove debate sobre direitos da natureza e catástrofes climáticas
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Santana do Livramento está sediando o II Congresso Internacional do Pampa. O evento reúne diversas instituições brasileiras, uruguaias e argentinas para debater "Dos direitos da natureza às catástrofes climáticas". A programação começou na quinta-feira, 12, e segue até o próximo sábado, 14.
Na tarde de quinta-feira, 12, foi realizada a abertura do evento, que contou com a presença da vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla; do diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Xavier; da diretora do Centro Universitário de Rivera, Centro Universitário Regional Noroeste – Universidad de la República (Udelar), Uruguay, Patricia Vieira; da professora da Universidad Nacional de Quilmes, Natalia Lópèz de Castro; do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Adriano Severo; do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Althen Teixeira Filho; do professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Marcio Zamboni; e da professora Adriana Trevisan, da Coalizão do Pampa.
Em sua manifestação, a vice-reitora abordou o protagonismo do Campus Santana do Livramento na realização de eventos sobre o bioma pampa. “É aqui em Santana do Livramento que sentimos uma ligação mais forte com as discussões a respeito do bioma, tanto pela característica da cidade com essa irmandade com o Uruguai, com a fronteira próxima, mas também pelos eventos que já realiza”, afirmou. Francéli destacou ainda as inúmeras e importantes ações institucionais como projetos, programas e pesquisadores que discutem o bioma pampa. Relembrou a criação da Rede Bioma Pampa, em abril deste ano, que foi formalizada em cerimônia também em Santana do Livramento.
O diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Xavier, enfatizou a sua satisfação pelo fato de o campus sediar um evento tão significativo. O gestor desejou que os três dias de evento tenham boas e frutíferas discussões.
O II Congresso Internacional do Pampa tem como objetivo fortalecer a integração da rede de pesquisadores de várias áreas ligadas ao bioma pampa. A primeira edição do evento foi realizada em 2017, na Universidade Federal de Santa Maria. Durante os três dias do evento, mesas temáticas discutem diferentes aspectos do bioma pampa. O Congresso também conta com a exposição permanente de banners com trabalhos sobre a temática e feira permanente de artesanato.
Mesas temáticas guiam as discussões sobre o bioma pampa
Logo após a mesa de abertura, ocorreu a primeira mesa temática intitulada “O Pampa e a integração ecossistêmica na América do Sul”. As explanações foram feitas por Eduardo Gudynas, do Centro Latinoamericano de Ecologia Social (Claes); Vanessa de Oliveira, da ONG Mapas, que participou virtualmente; Juan Ceretta, da Udelar; e Natalia Lópèz de Castro, da Universidad Nacional de Quilmes. As discussões foram mediadas por Marcio Neske, da UERGS.
O II Congresso Internacional do Pampa continua nesta sexta-feira. Pela manhã, ocorrem duas mesas. A primeira intitulada "Impactos Adversos de Usos Antrópicos no Pampa" terá a participação de Heinrich Hasenack (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/Mapbiomas), de Adriano Figueiró (UFSM) e Renê Luiz de Oliveira (Ministério do Meio Ambiente - Brasil), com mediação de Mauricio Ceroni (Udelar). Na sequência, Pablo Soca (Udelar), Adriana Trevisan (Ecos do Pampa/UERGS) e Vera Collares (pecuarista familiar - Bagé) participarão da mesa "Vocações, Usos atuais e perspectivas perante questões das mudanças climáticas", que terá mediação de Rodolfo Franco (Udelar).
O assunto reservado para o turno da tarde será "Legislação, normativas, políticas públicas em relação ao bioma pampa". Para o debate, participarão Leonardo Urruth (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura/RS), Pablo Estévez (Udelar) e Nicolás Salvi (Universidad de San Pablo - Argentina). A mediação ficará por conta de José de Moura Filho (UFSM). No fim da tarde, haverá a plenária, debates e encaminhamentos de moções.
No sábado, a quinta mesa do evento apresentará "Relatos de experiências do bioma pampa", com a participação da Coalizão do Pampa, da Rede Bioma Pampa, do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS - apontamentos sobre a cobertura midiática sobre o pampa) e Adriana Machado (Asociación Uruguaya de Ganaderos del Pastizal - Augap) e mediação de Luiza Chomenko. A última atividade programada para o Congresso é a Jornada de campo, da Escola Campesina Popular e Interétnica - CLACSO, às 15h.
O evento pode ser acompanhado ao vivo ou assistido posteriormente através do canal do YouTube: Congresso Internacional do Pampa.
Últimas notícias
-
12/01/2025 - 22:16
-
10/01/2025 - 15:43
-
10/01/2025 - 14:12
-
08/01/2025 - 11:58
-
07/01/2025 - 18:15