Início > Coordenadoria de acoes afirmativas capacita servidores sobre raca e etnia para o sisu
Data de Publicação 05/11/2019 - 15:47 Atualizado em 05/11/2019 - 18:04 1577 visualizações

Coordenadoria de Ações Afirmativas capacita servidores sobre raça e etnia para o SiSU

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promove nos dias 11 e 13 de novembro, nos campi Bagé e Uruguaiana, respectivamente, uma capacitação para docentes e técnico-administrativos que vão atuar nas Comissões de Heteroidentificação de candidatos a ingresso nos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Chamada por Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A avaliação de heteroidentificação é um procedimento complementar e fundamental para validação da autodeclaração de raça/etnia com fins de preenchimento das vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas no SiSU. O conteúdo central da formação abordará a análise do fenótipo das características étnico-raciais do candidato autodeclarado. O ministrante da capacitação será o professor Delton Aparecido Felipe, docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. Delton é graduado em História (UEM) e Pedagogia (Unilajes) e possui mestrado e doutorado em Educação (UEM), tendo como área de atuação a história da população negra no Brasil, ensino de história e cultura afro-brasileira, história da África e Direito das minorias.

*Com informações de Marcio Neres dos Santos.