Início > Coordenadoria de acoes afirmativas participa do i forum regional permanente de educacao e
Data de Publicação 08/11/2019 - 13:08 Atualizado em 08/11/2019 - 13:29 654 visualizações

Coordenadoria de Ações Afirmativas participa do I Fórum Regional Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Rio Grande do Sul

Por Sofia Viero Sorgetzt

Teve início na noite desta quinta-feira, 7, o I Fórum Regional Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Rio Grande do Sul. O evento é promovido por instituições como a 13ª Coordenadoria Regional de Educação e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem como objetivo debater, sob diferentes pontos de vista, temas centrais na área educacional incluindo a formação de professores, as práticas pedagógicas e a religiosidade, tudo com ênfase na cultura afro-brasileira.

A mesa de abertura do I Fórum teve a participação da vice-reitora da Unipampa, professora Nádia Bucco. Em seu discurso, a vice-reitora falou do papel da Universidade no combate às desigualdades: “A importância da organização deste Fórum se dá, pelo reconhecimento de que as desigualdades sociais, culturais, econômicas e raciais encontram-se refletidas no sistema educacional brasileiro. É neste contexto que a Universidade precisa estar atenta, se fazer presente e trazer a discussão sobre a inclusão  dos valores civilizatórios indígenas e afro-brasileiros para a formação de profissionais da educação que levem em conta o pluralismo, o respeito às diferenças e a integração das diversidades na escola”.

As atividades da quinta-feira foram encerradas com uma mesa sobre Religiosidade da qual participaram o professor Ênio Roberto Klein e a jornalista Ana Paula Ribeiro. Na manhã desta sexta-feira, 8, foi realizada uma mesa temática sobre formação de professores, mediada pelo professor Sebastião Cerqueira Adão.

O I Fórum Regional Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Rio Grande do Sul prossegue nesta sexta-feira à tarde, a partir das 13h30, com a mesa temática Práticas Pedagógicas, com a mediação do professor César Jacinto.

• Cinco professoras sentadas enfileiradas na mesa de abertura do evento.
      A vice-reitora da Unipampa, Nádia Bucco na mesa de abertura do Fórum. Participaram também as professoras Sandra Alves, Coordenadora do Fórum; Jussara Brum Barreto, Representante da 13ª CRE; Helen Fróes, representante a SMED, e Clarisse Ismerio, representante da URCAMP