Curso de Gestão de Turismo da Unipampa se destaca no XIX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Entre os dias 4 e 6 de junho, estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, participaram do XIX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, realizado em Foz do Iguaçu (PR). Considerado o maior evento técnico-científico do setor de turismo e hotelaria no Brasil, o fórum reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país, promovendo debates, apresentações de trabalhos e visitas técnicas.
A Unipampa marcou presença com uma comitiva formada por discentes e pela professora Sandra Dalila Corbari, responsável por acompanhar os alunos e representar a instituição na mesa institucional da cerimônia de abertura. A participação da universidade foi marcada por importantes destaques acadêmicos: dois trabalhos vinculados ao curso de Gestão de Turismo foram selecionados entre os dez melhores nas categorias "Resumo Expandido" e "Relato de Experiência".
O primeiro deles, “Trabalhadores invisíveis? A inserção da população negra na hotelaria de Jaguarão - RS”, foi desenvolvido por João Carlos Medeiros Aguiar, Angela Mara Bento Ribeiro, Sandra Dalila Corbari e Alice Leoti, abordando questões sociais e raciais no setor hoteleiro da região. Já o relato de experiência “Operação Rondon Paraná: a extensão universitária contribuindo para a formação social e profissional do Bacharel em Turismo”, de autoria também de Corbari em parceria com Tatiane Ferrari do Vale (UEPG) e Fernanda Haura (UFPR), trouxe uma reflexão sobre o papel da extensão universitária na formação cidadã dos estudantes.
Durante o evento, também foi lançado o livro “Turismo na Natureza e Biodiversidade”, cuja organização contou com a participação da professora Dra. Alice Leoti. Um dos capítulos da obra, intitulado "Horizontes em declínio: mapeamento de destino de turismo de última chance à luz do Antropoceno e dos limites planetários", foi escrito pela professora por Corbari em coautoria com pesquisadoras de outras instituições, oferecendo uma abordagem interdisciplinar sobre turismo, meio ambiente e sustentabilidade.
Além da participação científica, os estudantes realizaram visitas técnicas a atrativos turísticos de grande relevância na região, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque das Aves e o Templo Budista. As visitas contribuíram para uma formação prática, enriquecendo o conhecimento sobre os desafios e as oportunidades do setor turístico.
Corbari destacou a relevância da atividade: “Participar de um evento dessa magnitude permite ampliar horizontes, trocar experiências e posicionar a Unipampa como uma instituição comprometida com o desenvolvimento acadêmico e social. É uma oportunidade ímpar de aprendizado para nossos estudantes”.
Últimas notícias
-
11/07/2025 - 14:08
-
10/07/2025 - 20:10
-
10/07/2025 - 15:45
-
10/07/2025 - 15:18
-
10/07/2025 - 14:21