Início > Curso de gestao de turismo realiza sarau poetico no uruguai
Data de Publicação 11/06/2025 - 16:47 Atualizado em 11/06/2025 - 16:47 254 visualizações

Curso de Gestão de Turismo realiza Sarau Poético no Uruguai

Atividade integra práticas extensionistas da graduação
Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi realizado, no dia 24 de maio, o Sarau Poético na Lagoa Mirim, Uruguai, no Centro Cultural Maurício Vergara. O evento é uma prática extensionista dentro do processo de curricularização da extensão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Além do sarau, foram realizadas atividades ao longo do semestre no projeto cadastrado “História e Cultura da Fronteira e Turismo”, coordenado pelo professor Alan Dutra de Melo. O processo colaborativo contou com a participação dos discentes em todas as etapas, na equipe organizadora, assim como a formação “Sou Extensionista”, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), no dia 24 de abril. 

Integraram a equipe organizadora a professora Cristina Boessio, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo, com sua turma de alunos do componente curricular “Espanhol Instrumental para o Turismo”. O evento contou ainda com a participação de discentes dos demais cursos do Campus Jaguarão da Unipampa. Antes do sarau, o grupo conheceu o Balneário da Lagoa Mirim.

Participaram da coordenação da atividade o professor Edilson Teixeira, da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP) do Uruguai com seus alunos do componente curricular de Língua e Cultura Portuguesa III. Entre os organizadores da atividade na comunidade foram anfitriões o presidente da União de Vizinhos da Lagoa Mirim, David Ganen, e a representante do Centro Cultural Professor Maurício Vergara, Sonia Gonzáles. 

O público externo presente, cerca de 20 pessoas, aproveitou o momento para recitar diversos poemas, predominantemente em Língua Espanhola e Portuguesa, com participação da professora Maria Liz, do curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica, que recitou em Guarani Paraguaio. A professora Gleise Oliveira, do curso de Produção e Política Cultural, também participou do sarau. Também esteve presente no evento representação do consulado do Uruguai no Brasil.

A atividade contou com participação presencial e on-line, como forma de melhor integrar o grupo que esteve de modo síncrono, além do envio de vídeos de participantes com as suas poesias. Ao final, foi realizado um café de confraternização.

O grupo considerou que a atividade cultural foi realizada com êxito, gerando aprendizados durante o processo de planejamento, execução e avaliação. O trabalho em uma comunidade de língua estrangeira foi definido como desafiador, motivador e, no final, proveitoso para o grupo. A interação com colegas, discentes e docente uruguaio foi produtiva e aliou contato presencial e virtual como estratégia de trabalho para a realização deste projeto de extensão universitária internacionalizado.