Curso promovido pelo NuSM/Prodae e Eserv/Progepe marca início da implantação do Programa de Saúde Mental Sustentável da Unipampa
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) e do Núcleo de Saúde Mental (NuSM), em parceria com a Escola de Formação de Servidores (EServ) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), promoveu nos dias 28, 29 e 30 de outubro o curso “Intervenção em Crise na Saúde Mental: Primeiros Cuidados Psicológicos”, voltado à formação dos interfaces e colaboradores institucionais que integram a Rede de Cuidado da Universidade.
A abertura do evento contou com a presença do reitor da Unipampa, professor Edward Frederico Castro Pessano, da pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honoria Gonçalves Ferreira, e do diretor do Campus Santana do Livramento, onde foram realizadas as atividades presenciais da capacitação, Alexandre Vicentine Xavier. As autoridades destacaram a relevância do Programa de Saúde Mental Sustentável para Estudantes como uma ação estruturante que consolida o compromisso institucional da Unipampa com o bem-estar e a permanência estudantil, além de fortalecer a atuação intersetorial na área da saúde mental universitária.
A atividade marca o início das ações de implantação do Programa de Saúde Mental Sustentável para Estudantes da Unipampa, instituído pela Portaria nº 1062, de 18 de julho de 2025, que integra a Política de Assistência Estudantil da Unipampa, no âmbito do Eixo 2 – Fortalecimento da Rede de Apoio Psicossocial e Capacitação dos Atores Institucionais. O eixo tem como objetivo consolidar uma rede multicampi de cuidado, envolvendo profissionais da saúde mental, docentes, técnicos, gestores e estudantes, qualificando a escuta, o acolhimento e os fluxos de encaminhamento ético e responsável.
O primeiro dia do curso, conduzido pela professora Juliana Lima Moreira Rhoden, chefe do Núcleo de Saúde Mental da Prodae, e com a participação do psicólogo Ricardo Cartier dos Santos, teve como tema “Cuidar é tecer redes: raízes, vínculos e conexões”. A programação incluiu momentos de acolhimento, dinâmicas de integração e a apresentação dos fundamentos, eixos e papéis no Programa de Saúde Mental Sustentável, inspirando a corresponsabilidade e o pertencimento à Rede de Cuidado.
O segundo dia foi conduzido pelo psicólogo Volnei Dassoler, coordenador do programa Santa Maria Acolhe, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, que abordou o tema “Intervenções em Crise Subjetiva” em quatro módulos. Os participantes aprofundaram conceitos como crise psíquica, luto, trauma e suicídio, além de explorarem estratégias de acolhimento psicossocial e escuta qualificada.
Encerrando o curso, no terceiro dia, as professoras Larissa Campagna e Sabrina Ferigato, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), compartilharam a experiência da implementação da Política de Saúde Mental Universitária da UFSCar, debatendo as evidências e desafios contemporâneos da saúde mental na universidade e a importância de políticas estruturadas e intersetoriais de cuidado.
A realização do curso reforça o compromisso da Unipampa com a saúde mental e o bem-estar da comunidade acadêmica, em sintonia com a Semana do Servidor Público. Ao qualificar a Rede de Apoio Institucional, a Universidade investe no desenvolvimento humano e na capacitação de seus servidores e colaboradores, fortalecendo um ambiente acadêmico mais acolhedor, ético e atento às necessidades de saúde mental de toda a comunidade estudantil.
Esta capacitação marcou o primeiro passo do processo formativo previsto no Programa de Saúde Mental Sustentável, que seguirá com novas etapas de formação, incluindo os psicólogos voluntários selecionados por edital, ampliando a Rede de Cuidado sustentável, ética e colaborativa nos dez campi da Unipampa.
Com informações de Juliana Lima Moreira Rhoden.
Últimas notícias
-
10/11/2025 - 20:25
-
10/11/2025 - 18:50
-
06/11/2025 - 18:42
-
06/11/2025 - 15:54
-
06/11/2025 - 13:20






