Início > Cursos de engenharia de alimentos engenharia de producao e agronomia obtiveram conceito 4 no enade e
Data de Publicação 21/10/2020 - 16:44 Atualizado em 22/10/2020 - 09:48 1691 visualizações

Cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Agronomia obtiveram conceito 4 no Enade e IDD

Por Franceli Couto Jorge

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na terça-feira, 20, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), 17 cursos de graduação dos campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, São Gabriel e Uruguaiana foram avaliados. Os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção, do Campus Bagé, e Agronomia, do Campus Itaqui, obtiveram conceito 4 no Enade e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), em que a nota máxima é 5.

Em relação à última avaliação, os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Medicina Veterinária e de Nutrição mantiveram os mesmos índices de Enade e IDD. Confira na imagem abaixo os resultados obtidos pelos 17 cursos, em 2019:

Indicadores de Curso: Enade e IDD 2019 - Fonte: Inep

Segundo o procurador Educacional Institucional, Michel Rodrigues Iserhardt, no geral, os índices se mantiveram em relação à avaliação anterior. “É importante destacar que esse grupo de cursos, historicamente, performa muito bem no Enade, o que cada vez mais aumenta o desafio de ampliar seus índices”, afirma. Dos 17 cursos avaliados, sete obtiveram nota 4, nove alcançaram nota 3 e apenas um obteve nota 2 no Enade. “Seguiremos trabalhando firmes para a melhora desses índices nas próximas avaliações”, assegura o procurador.

Entenda os conceitos

Conceito Enade: Avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade. É divulgado anualmente para os cursos em que pelo menos dois estudantes concluintes participaram do exame. O cálculo do Conceito Enade leva em consideração o número de estudantes participantes no exame com resultados válidos; o desempenho dos estudantes participantes na parte de Formação Geral do exame; e o desempenho dos estudantes participantes na parte de Componente Específico do exame.

IDD: O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera os desempenhos no Enade e no Enem. O cálculo trabalha com o número de estudantes concluintes participantes no Enade com resultados válidos; o desempenho geral dos estudantes participantes no Enade; o desempenho dos estudantes no Enem nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática; e o número de participantes no Enade com a nota do Enem recuperada.