Início > Dasst realiza campanha sobre saude e seguranca no teletrabalho
Data de Publicação 12/01/2023 - 15:19 Atualizado em 12/01/2023 - 15:19 527 visualizações

DASST realiza campanha sobre saúde e segurança no teletrabalho

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza a campanha "Saúde e Segurança no Teletrabalho: cuidados que você precisa ter!". De janeiro a maio de 2023, os técnicos-administrativos e os gestores da instituição vão receber cards que ilustram a campanha, cujo objetivo é fornecer informação e conhecimento aos servidores da Unipampa, a fim de que o teletrabalho seja desempenhado com saúde, segurança, bem-estar e qualidade de vida.

A campanha foi organizada de forma a iniciar com cards que tratam de aspectos que envolvem a escolha do ambiente para o teletrabalho. A segunda parte da campanha abordará fatores relacionados ao mobiliário e aos equipamentos, estando também interligados à questão postural no exercício das atividades. A seguir, a parte organizacional será o foco da campanha, destacando, por exemplo, a importância das pausas durante a rotina de trabalho. Em seguida, elementos que abrangem hábitos saudáveis no dia a dia serão exibidos. Ao final, a DASST apresentará ainda cards específicos destinados às chefias dos servidores em regime de teletrabalho.

O e-mail de anúncio da campanha foi enviado aos servidores que são público-alvo no dia 10 de janeiro.

No final de 2022, os servidores da Unipampa vivenciaram o início do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

A iniciativa propõe a utilização de uma ferramenta de gestão em que se possibilita a mensuração efetiva do trabalho realizado pelos servidores que participarem do programa, substituindo o controle de frequência - o famoso "ponto" - por uma gestão de pessoas baseada em resultados. A instituição utiliza-se do teletrabalho como ponto central, no qual o servidor pode ingressar na modalidade parcial ou integral.

Embora muitas informações tenham sido disseminadas a respeito do programa elencando os pontos positivos e negativos, bem como as condições de adesão, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), acredita ser de extrema importância destacar questões relacionadas a essa adaptação e que envolvem a saúde e segurança neste novo "ambiente laboral".

No e-mail de anúncio da campanha, foi explicado o que é teletrabalho e o que não é teletrabalho. O material pode ser acessado aqui

Além do envio do e-mail, a campanha será também divulgada no site da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal e na página do Facebook da DASST .

• Ilustração de um monitor de computador com o texto: "Saúde e Segurança no Teletrabalho: cuidados que você precisa ter!".
      DASST realiza campanha sobre saúde e segurança no teletrabalho
Tags: Servidores