Início > Desinformacao nas midias sociais e consequencias para democracia sao debatidas em ciclo de palestras
Data de Publicação 11/02/2021 - 17:42 Atualizado em 11/02/2021 - 17:42 1737 visualizações

Desinformação nas mídias sociais e as consequências para a democracia são debatidas em Ciclo de Palestras de Direito Internacional

Por Franceli Couto Jorge

Na última terça-feira, 8, o projeto de extensão Ciclo de Palestras de Temas Atuais de Direito Internacional promoveu uma mesa redonda com a participação de Avi Tuschman, de Roberto Prado de Vasconcellos e da professora coordenadora do projeto, Carmela Marcuzzo do Canto Cavalheiro. A palestra intitulada Rosenbaum's Magical Entity: How to Reduce Misinformation on Social Media (Entidade mágica de Rosenbaum: como reduzir a desinformação nas redes sociais) abordou as graves consequências que a desinformação nas mídias sociais provoca para as democracias.

O projeto é composto pelos discentes dos cursos de Direito e Relações Internacionais do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Resumo da palestra

A desinformação nas mídias sociais tem consequências negativas para as democracias, bem como para a saúde pública, enquanto rapidamente aumenta os riscos financeiros e regulatórios para várias grandes empresas de tecnologia. Esta palestra propõe uma novação solução para reduzir a desinformação, diminuir a responsabilidade política das plataformas de mídia social para moderar o conteúdo, além de elevar a adaptação para futuras mudanças na regulamentação governamental. A solução proposta utiliza a tecnologia de verificação de fatos mais bem-sucedida e escalável do mundo por meio de um novo componente de código aberto altamente limitado. Essa abordagem permite que as plataformas de mídia social tenham os modelos de negócios e algoritmos centrais existentes inalterados; e também fornece controle sobre a proporção do conteúdo existente e da receita que permanece intacta.

Sobre os ministrantes

Avi Tuschman: Empreendedor da Stanford StartX e fundador da Pinpoint Predictive. Dedicou-se nos últimos cinco anos a desenvolver a primeira plataforma de Enriquecimento de Dados com AI Psicométrica, que modela 260 milhões de pessoas para aplicativos de marketing e gerenciamento de risco. Tuschman é especialista na Ciência dos Traços Psicométricos Hereditários. Seu livro Our Political Nature: The Evolutionary Origins of What Divides Us (Nossa natureza política: as origens evolutivas do que nos divide) foi divulgado pela mídia, revisado por pares e pela grande mídia de 25 países. Tuschman possui graduação e doutorado em Antropologia Evolutiva pela Universidade de Stanford.

Roberto Prado de Vasconcellos: É advogado no Battella, Lasmar & Silva em São Paulo e especializado em tributação internacional. Sua experiência profissional inclui empresas de tecnologia e a prática de tributação americana em Nova York, Washington D.C. e Londres. Formado pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, com mestrado (LLM) em Tributação Americana pela NYU School of Law e mestrado (LLM) em Tributação e Comércio Internacional pela London School of Economics. Coautor do livro Planejamento Patrimonial: Família, Sucessão e Impostos, de 2018. Roberto é advogado admitido na Ordem dos Advogados do estado de Nova York, EUA, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Carmela Marcuzzo do Canto Cavalheiro: Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Leiden/Países Baixos. Mestre em História Contemporânea da América Latina pela Universidade de Leiden. Bacharel em História e Letras da América Latinha. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito em Santa Maria/RS. Advogada e professora dos cursos de graduação de Direito e Relações Internacionais da Unipampa – Campus Santana do Livramento. Sua área de atuação e pesquisa enfatiza: Direito Internacional; Direito Tributário/Aduaneiro; Direito Administrativo e Direito Penal Internacional.