Início > Dirigentes da unipampa e uffs reunem se para discutir parcerias institucionais
Data de Publicação 13/01/2020 - 18:07 Atualizado em 13/01/2020 - 18:07 2389 visualizações

Dirigentes da Unipampa e UFFS reúnem-se para discutir parcerias institucionais

O encontro foi pautado pela troca de experiências entre as universidades
Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, recebeu, nesta segunda-feira, 13, o vice-reitor e o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), respectivamente, Gismael Francisco Perin e Jeferson Saccol Ferreira. A reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria, em Bagé, e teve como objetivo a partilha de experiências e parcerias entre as instituições.

Entre as pautas do encontro estiveram assuntos como soluções e inovações de Tecnologia da Informação (TI) como, por exemplo, o sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) e parcerias institucionais e internacionais por meio de um protocolo de intenções firmado com a Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter). Além disso, foram abordados temas envolvendo formas de cooperação, políticas de ações afirmativas, formas de ingresso na graduação, outras opções de processos seletivos como a Chamada por Nota do Enem e a Chamada por Nota do Ensino Médio e a Educação a Distância.

O pró-reitor de Graduação da UFFS discutiu experiências como o recredenciamento institucional e as formas de avaliação na Unipampa. Para Ferreira, é importante conhecer as experiências da Unipampa devido às características de regionalização e a capilaridade da instituição. Retenção e evasão de estudantes também foram assuntos tratados. Segundo o pró-reitor, “universidade que não atrai estudantes perde sua função social”.

Para o reitor da Unipampa, as parcerias institucionais são muito importantes. “É uma forma de potencializar e melhorar ações nas mais diversas áreas”, ressalta Roberlaine Ribeiro Jorge. Participaram da reunião o assessor de Assuntos Estratégicos, Jeferson Francisco Selbach, o diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, Pedro Roberto de Azambuja Madruga, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robson de Oliveira Gonçalves, o pró-reitor e a pró-reitora adjunta de Graduação, respectivamente, Pedro Daniel da Cunha Kemerich e Shirley Grazieli da Silva Nascimento.

Reitor da Unipampa recebe dirigentes da UFFS - Foto: Franceli Couto/Unipampa
      Unipampa e UFFS reúnem-se para tratar pautas interinstitucionais - Foto: Franceli Couto/Unipampa
      Reunião entre a UFFS e a DTIC da Unipampa - Foto: Franceli Couto/Unipampa
      Reunião entre a UFFS e a Prograd da Unipampa - Foto: Franceli Couto/Unipampa