Início > Discente de mestrado da unipampa desenvolve guia de comunicacao acessivel para audiovisuais
Data de Publicação 23/01/2023 - 10:27 Atualizado em 23/01/2023 - 15:02 828 visualizações

Discente de Mestrado da Unipampa desenvolve Guia de Comunicação Acessível para audiovisuais

Milene Marchezan da Silva apresentou guia como projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do PPGCIC
Por Micael dos Santos Olegário

A discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Milene Marchezan da Silva, divulgou na última semana seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O trabalho tem como título “Comunicação Acessível: Um guia prático para acessibilidade em produções audiovisuais” e trata sobre a temática da acessibilidade na comunicação audiovisual. O material foi desenvolvido em formato de websérie e está disponível no Instagram e YouTube.

O projeto foi orientado pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Joel Felipe Guindani, que atua como docente no PPGCIC e traz esclarecimentos e informações sobre diferentes conceitos e questões legais sobre comunicação acessível. A websérie também orienta a produção de conteúdos acessíveis por meio de tutoriais curtos que mostram como incluir recursos de acessibilidade nos produtos audiovisuais, tais como janela de Libras, audiodescrição e legendas.

Milene também é servidora da Unipampa e atua como Técnica em Audiovisual na Assessoria de Comunicação Social (ACS). Segundo ela, o propósito da websérie é falar de modo claro e objetivo sobre as maneiras de tornar as produções audiovisuais acessíveis. “Busco auxiliar na capacitação de produtores e editores de vídeos, para que possam elaborar produtos acessíveis ao público com deficiência auditiva e visual”, complementa Milene Marchezan.

Confira o Guia de Comunicação Acessível no Instagram e YouTube.

• card colorido com fundo branco com textura de papel e ícone de mão dentro de uma tela e a frase: Comunicação Acessível
      Websérie traz orientações para o uso de recursos de acessibilidade em produções audiovisuais - Foto: Divulgação