Início > Docente da unipampa desenvolve pesquisa na espanha e firma parceria internacional em projeto de
Data de Publicação 22/04/2026 - 16:21 Atualizado em 23/04/2026 - 10:23 269 visualizações

Docente da Unipampa desenvolve pesquisa na Espanha e firma parceria internacional em projeto de cozinhas solidárias

Parceria com universidades espanholas e organização social investiga experiências de produção de refeições para populações vulneráveis
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Com foco no estudo das cozinhas solidárias e no enfrentamento da insegurança alimentar, a professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alessandra Troian, Campus Santana do Livramento, está desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e voluntariado na Espanha durante seu estágio de pós-doutorado na Universidade de Alicante (UA), na cidade de Alicante. 

A iniciativa marca o início de uma parceria internacional que envolve também o professor Rafael García, da Universidad Miguel Hernández de Elche, além do grupo de pesquisa CEDER - Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades (Unipampa) e o Instituto Universitario de Estudios Sociales de América Latina (Iuesal).

As atividades estão vinculadas a um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltado ao estudo das cozinhas solidárias e suas contribuições no enfrentamento da insegurança alimentar.

As ações ocorrem na Alicante Gastronómica Solidaria, organização criada em 2020 durante a pandemia de Covid-19, com o objetivo de atender populações em situação de vulnerabilidade na província de Alicante. Desde sua fundação, a entidade já produziu e distribuiu mais de 1,7 milhão de refeições.

Além da produção de alimentos, a iniciativa se destaca por oferecer formação e capacitação profissional nas áreas de gastronomia, panificação e serviços, contando com a participação de voluntários, estudantes e apoio de empresas locais.

Durante sua permanência na Espanha, a professora Alessandra Troian realizará coleta de dados primários por meio de uma abordagem inspirada no método etnográfico. A pesquisa inclui entrevistas, observação direta e registros de campo junto a gestores, cozinheiros, estudantes e voluntários da organização.

A proposta também prevê a troca de experiências entre a realidade espanhola e as cozinhas solidárias de Santana do Livramento, objeto de estudo da docente no Brasil.

 

    • Docente da Unipampa desenvolve pesquisa na Espanha e firma parceria internacional em projeto de cozinhas solidárias
      Docente da Unipampa desenvolve pesquisa na Espanha e firma parceria internacional em projeto de cozinhas solidárias