Início > Edital do sisu 2015 terá chamada única antes da lista de espera
Data de Publicação 08/01/2015 - 17:20 Atualizado em 12/01/2015 - 11:13 4882 visualizações

Edital do Sisu 2015 terá chamada única antes da lista de espera

Inscrições online estarão abertas de 19 a 22 de janeiro
Por Heleno Rocha Nazário

Os candidatos interessados em ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão se inscrever no período de 19 a 22 de janeiro no endereço http://sisu.mec.gov.br. O edital da edição 2015, publicado pelo Ministério da Educação na segunda-feira no Diário Oficial da União (neste link), prevê uma única chamada regular pelo Sisu antes da formação das listas de espera para cada instituição participante, e a possibilidade para os candidatos indicarem até duas opções de vaga e instituição no sistema.  A divulgação do resultado da chamada única será no dia 26 de janeiro, com matrículas dessa fase nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Com a publicação do edital pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal do Pampa deve lançar em breve o seu edital próprio, com todas as informações específicas para o seu processo seletivo. Todas as 3.120 vagas em 63 cursos serão ofertadas pelo Sisu. Dessas vagas, 1.625 estão destinadas a modalidades de políticas afirmativas, sendo que 1.562 atendem ao disposto na Lei Federal nº 12.711/12. 63 vagas estão reservadas a pessoas com deficiência, dentro da política afirmativa da Unipampa. O Termo de Adesão da Unipampa ao Sisu 2015 está disponível neste link.

Marca da campanha Qual é a Tua?, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Unipampa

Matrículas

Os detalhes do procedimento para as matrículas, como locais e horários, serão apresentados no edital do processo seletivo da Unipampa. A documentação exigida para os candidatos aprovados em cada modalidade de política afirmativa e da ampla concorrência consta do Termo de Adesão ao Sisu 2015. De acordo com o documento, as modalidades disponíveis na Unipampa para o processo seletivo são as seguintes:

 

  • Ampla concorrência - 1.495 vagas
  • Modalidades de Políticas Afirmativas
    • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) - 624 vagas
    • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) - 186 vagas
    • L3 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) - 622 vagas
    • L4 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) - 130 vagas
    • A1 - Candidatos com deficiência - 63 vagas

Lista de espera

Quem não for selecionado para o curso de sua primeira opção poderá manifestar interesse de participar da lista de espera no período de 26 de janeiro a 6 de fevereiro, apenas para o curso e instituição registrados como sua primeira opção na chamada única do Sisu. O link para confirmar o interesse na lista de espera será publicado no site http://sisu.mec.gov.br.

A lista de espera será utilizada pela Unipampa para preenchimento de eventuais vagas remanescentes, por meio de edital próprio.

 

Como acompanhar o processo seletivo da Unipampa?

Os interessados em estudar na Unipampa devem prestar atenção à divulgação das suas notas no Enem 2014, pois essas informações é que vão ser usadas no Sisu para classificação. O endereço do MEC que permite acompanhar as novidades é http://mec.gov.br/. As informações referentes ao Sisu são concentradas no endereço http://sisu.mec.gov.br/. O site conta com uma página com perguntas frequentes (neste link).

Em relação à Unipampa, os locais para busca de informações são o portal da Universidade e o site do processo seletivo Sisu Unipampa (www.unipampa.edu.br/sisu), além da página do Processo Seletivo no Facebook, acessível em https://www.facebook.com/SisuUnipampa.

 

Tags: SISU