Início > Empreendedorismo e inovacao no pampa sao temas de entrevistas do pampacast
Data de Publicação 31/01/2023 - 11:07 Atualizado em 31/01/2023 - 11:07 805 visualizações

Empreendedorismo e inovação no Pampa são temas de entrevistas do Pampacast

Podcast surgiu a partir de união de experiências do PampaTec e iniciativa de professora do Campus Itaqui
Por Micael dos Santos Olegário

O empreendedorismo e a inovação são assuntos do Pampacast, o novo podcast da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A iniciativa é da professora Carla Pohl Sehn e do técnico em assuntos educacionais e coordenador da Incubadora de Empresas do Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec), Émerson Rizzatti. Os episódios contam com entrevistas de empreendedores das cidades onde estão os campi da Unipampa e egressos da instituição, que comentam sobre sua trajetória e o papel da Universidade como potencializadora do desenvolvimento da região. O Pampacast está disponível no YouTube e Spotify, com divulgação na página do Instagram @pampacast.unipampa.

O projeto de extensão foi idealizado na Comissão de Inovação e Empreendedorismo do Campus Itaqui, com o objetivo de estimular e divulgar ações inovadoras e de empreendedorismo através de podcasts. Pouco tempo depois, foi criado um canal com o mesmo nome para divulgar histórias e experiências empreendedoras do PampaTec, no Campus Alegrete.

De acordo com a professora Carla Sehn e o técnico, Emerson Rizzatti, após perceberem que ambas as iniciativas tratavam de empreendedorismo e inovação, optou-se por um só canal. “Houve uma convergência de nome e propósito, nada mais natural, porque estamos na mesma Universidade”, comenta Rizzatti.

A iniciativa também busca aproximar a comunidade local e dar espaço e voz para mulheres empreendedoras com a websérie “Mulheres Empreendedoras”. Segundo Carla Sehn, a intenção é inspirar novas ideias e agregar conhecimentos e experiências que colaborem com a formação dos/as estudantes. “É mais uma forma de alcançar pessoas que não imaginávamos e talvez possam se inspirar e até vir a ser nossas alunas/os”, destaca a professora.

Em 2023, as primeiras empresas criadas no PampaTec completam 10 anos, esse histórico é outro fator que motivou a criação do podcast para mostrar as oportunidades de renda e inovação na região. “Começou a ter histórias de egressos criando empresas e gerando empregos, e é isso que a gente quer mostrar, que é possível e tem condições”, acrescenta Emerson Rizzatti. Para ele, é através destes exemplos que é possível fomentar uma cultura do empreendedorismo no Pampa.

Além disso, o Pampacast procura destacar o papel da Universidade em estimular um ecossistema favorável para que as pessoas possam inovar e empreender. “Queremos que a Universidade seja uma referência de suporte e mostrar essas oportunidades”, afirma Rizzatti. Atualmente já foram publicados sete episódios, o projeto também conta com a colaboração de bolsistas e voluntários.

Confira os episódios do Pampacast no YouTube e Spotify

• imagem colorida da logomarca do pampacast com nome em verde e branco, ícone de microfone em fundo circular amarelo e fundo preto
      Podcast apresenta histórias de empreendedores do Pampa - Foto: Divulgação