Enade 2024: estudantes de 14 cursos de licenciatura da Unipampa devem fazer novo formato do exame
Os estudantes que concluíram algum dos 14 cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na modalidade presencial ou a distância, devem realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2024. A prova será aplicada em 24 de novembro, às 13h. O Enade é tido como um “componente curricular obrigatório” e os estudantes convocados devem participar do processo para concluir o curso de graduação, colar grau e receber o diploma. Os cursos são: Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia EaD/UAB, História, História EaD/UAB, Letras - Português EaD/UAB, Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras - Português e Espanhol, Matemática, Música, Pedagogia, Pedagogia EaD/UAB e Química.
A prova será aplicada em todos os estados do país, nos municípios de oferta dos cursos, e no Distrito Federal. O local de prova será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição. É de inteira responsabilidade do candidato acessar essas informações, através do site do Enade, enade.inep.gov.br, a partir do dia 04 de novembro de 2024. É recomendado que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação do Exame.
Conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria nº 611/2024, o Exame terá um novo formato. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Além de um novo modelo de itens, a avaliação avalia as competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação: teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. A prova prática envolve a participação dos orientadores e supervisores de estágio. Os procedimentos da avaliação prática irão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024; e o segundo, em 2025.
O diferencial do Enade das Licenciaturas 2024 é a aplicação de novos instrumentos de avaliação, além da prova teórica. Leia abaixo:
1) Avaliação Teórica: as provas são divididas em duas partes: a) 27 questões referente à formação geral docente; b) 37 questões sobre componente específico, sendo apenas uma questão discursiva. A prova terá duração de 4h30.
2) Questionário do estudante: o questionário coleta informações para caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.
3) Questionário de avaliação da prática do estudante: este instrumento é para avaliar conhecimentos, competências e habilidades práticas. É aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios.
4) Questionário de Avaliação da Prática pelo Orientador de Estágio: avalia as contribuições do estágio para o percurso formativo do estudante, na visão do professor-orientador, assim como as condições de acompanhamento do estágio supervisionado.
5) Instrumento de Avaliação da Prática pelo Supervisor de Estágio: avalia a atuação do licenciando durante a regência de classe de uma aula observada, bem como coleta informações sobre as características e condições de trabalho do professor, de supervisão do estágio.
6) Questionário de percepção sobre a prova: coleta informações para aferir a visão dos estudantes em relação à prova teórica.
7) Questionário do coordenador de curso: levanta informações para caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos.
Sobre o Enade
O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004 e visa avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação sobre os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como as competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional dos estudantes.
Os resultados do Enade geram dados para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e auxiliam decisões de gestores educacionais; escolhas de estudantes; além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior no país.
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