Início > Enem 2018 solicitacao de isencao da taxa se encerra em 15 de abril
Data de Publicação 11/04/2018 - 16:14 Atualizado em 11/04/2018 - 19:12 2240 visualizações

Enem 2018: solicitação de isenção da taxa se encerra em 15 de abril

Novidade neste ano, solicitação de isenção deve ser feita antes do período de inscrições
Por Aline Reinhardt da Silveira

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2018 foi estendido até as 23h59 do dia 15 de abril. Assim como os 30 minutos a mais no segundo dia de provas para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, o processo para solicitar isenção de taxa é uma das novidades do exame deste ano. O prazo para solicitar a isenção, anteriormente, se encerraria na quarta-feira, 11.

O Enem é a principal forma de ingresso na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que utiliza a nota obtida no Exame como forma de seleção dos ingressantes. O processo seletivo para os 67 cursos de graduação da Universidade costuma ocorrer pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros meses de cada ano letivo, conforme calendário do Ministério da Educação, e regido por edital próprio a ser lançado pela Unipampa.

Todos os interessados, isentos ou não, deverão se inscrever para o Enem 2018 entre 7 e 18 de maio, com pagamento da taxa até 23 de maio. A aprovação do pedido de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção, serão necessárias as duas etapas. A taxa de inscrição, em 2018, será de R$ 82.

Requisitos – Quatro perfis serão beneficiados pela gratuidade. Será isento da taxa de inscrição o participante que:

• Estiver cursando a última série do ensino médio em 2018, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • Tiver participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio, na aplicação nacional, para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), ou exterior, e obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento na qual se inscreveu;
  • Tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013);
  • Declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) por apresentar renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. O participante que solicitar isenção da taxa de inscrição por estar incluído no CadÚnico deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS), único e válido (Decreto nº 6.135/2007).

Com informações do Portal do MEC

• Enem 2018 - Exame Nacional do Ensino Médio  - 20 anos - Solicitações de isenção da taxa se encerra em 15 de abril
      Enem 2018 - Solicitações de isenção da taxa se encerra em 15 de abril
Tags: Graduação, SISU