Início > Enem 2024 abre inscricoes nesta segunda feira 27
Data de Publicação 27/05/2024 - 15:47 Atualizado em 27/05/2024 - 15:52 550 visualizações

Enem 2024 abre inscrições nesta segunda-feira, 27

Candidatos do Rio Grande do Sul estão isentos da taxa de inscrição
Por Sofia Viero Sorgetzt

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 27, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados em realizar o Enem podem se inscrever até 7 de junho pela Página do Participante. O prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A isenção da taxa de inscrição está garantida para todos os candidatos do Rio Grande do Sul. Os demais participantes devem pagar a taxa no valor de R$85 por boleto gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança a depender do banco. O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho.   

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a nota do Enem é utilizada em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota da edição mais recente do exame e o Ingresso por Nota do Enem, que aceita notas de até 6 anos anteriores da prova.

Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o Enem para concorrer a uma vaga na educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Além da isenção da taxa de inscrição, os participantes do Rio Grande do Sul terão um período extra para se inscrever ainda a ser definido e divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mesmo com o prazo diferenciado, os candidatos do Rio Grande do Sul também poderão se inscrever no período regular normalmente.

O edital do Enem 2024 está disponível neste link. Mais informações como Enem em Libras, municípios de aplicação, provas e gabaritos anteriores e Enem para pessoas privadas de liberdade (PPL) podem ser conferidas aqui. Conheça também o site de processos seletivos da Unipampa

    • Enem 2024 abre inscrições nesta segunda-feira, 27
      Enem 2024 abre inscrições nesta segunda-feira, 27