Início > Estudante da unipampa e selecionada para programa de internacionalizacao no continente africano
Data de Publicação 12/12/2024 - 16:22 Atualizado em 12/12/2024 - 17:02 173 visualizações

Estudante da Unipampa é selecionada para programa de internacionalização no continente africano

Ariane Andrade, do curso de História, representa o campus Jaguarão em Cabo Verde pelo Programa Caminhos Amefricanos
Por Ana Carolina de Moura Conceição

A estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Mocinha), Ariane Andrade, viaja para Cabo Verde, no continente africano, para representar a Instituição no Programa Caminhos Amefricanos.

Ariane é uma das selecionadas dentro do Programa Caminhos Amefricanos, financiado pelo Ministério da Igualdade Social (MIR), Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa busca promover a cooperação acadêmica, com foco na educação das relações étnico-raciais e no combate ao racismo.

Conforme expõe Ariane, essa é uma oportunidade importante de representar sua história e as lutas coletivas em um cenário internacional. “Participar deste intercâmbio é uma oportunidade única de me reconectar com minhas raízes e ampliar minhas pesquisas sobre mulheres negras em espaços de poder”. A estudante reflete sobre a relevância da legislação brasileira, especialmente da da Lei 10.639/03 e das ações afirmativas: “as políticas públicas de ações afirmativas fazem a diferença, sendo necessário e urgente, pois foi através delas que tive a oportunidade de ingressar em uma universidade pública de qualidade e Caminhos Amerificanos.”

 

Sobre o Programa:

O Caminhos Amefricanos, Programa de Intercâmbios Sul-Sul, é destinado a graduandos de licenciatura e profissionais da Educação Básica que sejam quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos. Ele incentiva a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da educação das relações étnico-raciais.

 

    • Foto: Maíta Alves
      Ariane Andrade, do curso de História, representa o campus Jaguarão em Cabo Verde pelo Programa Caminhos Amefricanos
    • Foto: Maíta Alves
      Abertura do IV Seminário Internacional Caminhos Amefricanos
    • Foto: Maíta Alves
      Abertura do IV Seminário Internacional Caminhos Amefricanos